00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Currículos do ensino remoto vivenciados em escolas de Flexeiras: em foco o contexto da pandemia da covid-19
Autor(es): Lima, Cléia da Silva
Primeiro Orientador: Cavalcante, Valéria Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee2: Brasileiro, Regina Maria de Oliveira
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação, está vinculada a linha de pesquisa Educação Diversidade e Currículo, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE\CEDU), da Universidade Federal de Alagoas, tendo como temática: Currículos do/no ensino remoto vivenciados em escolas de FLEXEIRAS: em foco o contexto da pandemia da Covid-19. Busca-se neste trabalho como objetivo: compreender a construção dos Currículos vivenciados no momento pandêmico, em três escolas públicas alagoanas, no município de Fleixeiras, no período de 2020/2021. Para o alcance do objetivo trazemos a seguinte problematização: De que modo foram vivenciados os currículos do/no Ensino Fundamental Anos Iniciais, no contexto da pandemia da Covid-19 (2020/2021)? Tomamos como referência teórica pesquisadores e autores: Cavalcante (2017), Certeau (2014), Freire (1987, 2019), Gestrado (2020), Oliveira (2020), Santos (2020), Saviane e Galvão (2020), Moreira e Silva (2011), Oliveira (2020), Quijano (2010), Walsh (2009, 2013, 2016), Como procedimento metodológico, optamos por uma pesquisa qualitativa com ênfase em estudos de casos múltiplos (STAKE, 2007), na primeira etapa para a coleta de dados utilizamos o formulário online, a partir dele, levantamos evidências para subsidiar a entrevista semiestruturada e sessão conversa com as professoras, que revelou vivências, nos permitindo fazer interpretações das realidades escolares existentes no período pesquisado. Para as análises documentais, tem-se como subsídios, fotos e vídeos das aulas nos grupos de WhatsApp das turmas, fotos de materiais impressos que foram utilizados, documentos legais, Resoluções, Pareceres, diários de classe, PPP, planos de aulas das professoras, trabalhos pedagógicos, realizados pelas três escolas durante o ensino remoto. Ao pesquisar a realidade das escolas, constatou-se grandes enfrentamentos pedagógicos quais sejam: a indisponibilidade de celulares individuais de professores e estudantes, com capacidade que permitisse produção de atividades e o acesso as aulas, mesmo por WhatsApp; internet sem qualidade e pacote de dados insuficiente, falta de espaço adequado para ministrar aulas em casa, ausência de formação, entre outros. Dentro desse contexto, compreendeu-se que o ensino remoto, em pauta, reafirmou as desigualdades dos sujeitos estudantes e professoras, destacando-os as vulnerabilidades, sobretudo pelos aspectos socioeconômicos.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Masters in Education, it is linked to the line of research Education Diversity and Curriculum, of the Graduate Program in Education (PPGE/Cedu), of the Federal University of Alagoas, having as its theme: Curriculums of/ in remote teaching experienced in Flexeiras schools: in focus the context of the Covid-19 pandemic. The aim of this work is to describe the school curricula experienced in Elementary Education in the Early Years, in three municipal schools, located in the municipality of Flexeiras, in the Zona da Mata region of Alagoas. As a general objective, we sought to: understand the construction of the Curricula experienced in the pandemic moment, in three public schools from Alagoas, in the municipality of Flexeiras, in the period 2020/2021. As specific objectives, we bring: a) Situating education in pandemic times - suspension of classes at the international, Brazilian and local levels; b) Investigate which documents supported the implementation of remote teaching curricula in the investigated schools; c) Evidence of the path taken by/in the school curricula, in the municipality of Flexeiras, with a focus on real activities and pedagogical curricular actions, experienced in the investigated schools; d) Investigate the confrontations experienced by teachers in implementing the curriculum in remote teaching, in the investigated municipality. In order to achieve these objectives, we present the following problematization: How were the curricula of/in Elementary School in the Initial Years experienced, in the context of the Covid-19 pandemic (2020/2021)? We take as a theoretical reference researchers and authors: Cavalcante (2017), Certeau (2014), Freire (1987, 2019), Gestrado (2020), Oliveira (2020), Santos (2020), Saviani e Galvão (2020), Moreira e Silva (2011), Oliveira (2020), Quijano (2010), Walsh (2009, 2013, 2016), As a methodological procedure, we opted for a qualitative research with an emphasis on multiple case studies (STAKE, 2007), in the first stage for the data collection we used the on-line form, from it, we collected evidence to subsidize the semi-structured interview and conversation session with the teachers, which revealed experiences, allowing us to make interpretations of the school realities existing in the research period. For the documentary analyses, there are subsidies, photos and videos of classes in the WhatsApp groups of the class, photos of printed materials that were used, legal documents, Resolutions, Opinions, class diaries, PPP, teachers' lesson plans, pedagogical work, carried out by the three schools during remote teaching. When researching the reality of schools, major pedagogical confrontations were found, namely: the unavailability of individual cell phones for teachers and students, with the capacity to allow the production of activities and access to classes, even through WhatsApp; poor quality internet and insufficient data package, lack of adequate space to teach classes at home, lack of training, among others. Within this context, it was understood that remote teaching, on the agenda, reaffirmed the inequalities of the students and teachers, highlighting their vulnerabilities, especially due to socioeconomic aspects.
Palavras-chave: Ensino remoto – Pandemia covid-19
Práticas pedagógicas - Pandemia
Currículo - Escolas públicas - Flexeiras/AL
Educação - Pandemia - Desigualdade social
remote teaching
covid pandemic
pedagogical practices
resumes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIMA, Cléia da Silva. Currículos do ensino remoto vivenciados em escolas de Flexeiras: em foco o contexto da pandemia da covid-19. 2023. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12899
Data do documento: 24-mai-2023
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