00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12889
Tipo: Dissertação
Título: Percepções das mães de crianças autistas sobre as habilidades na aprendizagem matemática com o teleatendimento
Autor(es): Silva, Amanda dos Santos
Primeiro Orientador: Santos, Givaldo Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Brasileiro, Regina Maria de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Nádia Mara da
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Carloney Alves de
Resumo: Esta pesquisa parte da necessidade de analisar como o uso de materiais adaptados, como primeiro instrumento de aprendizagem para a aquisição e abstração de conceitos no campo da matemática resulta, na aprendizagem de habilidades matemáticas para crianças autistas, pois a ausência de metodologias adequadas ocasiona um maior agravante no desenvolvimento da aprendizagem desses alunos. Nesta pesquisa, temos como objetivo investigar qual a percepção que mães de crianças autistas tem sobre o ensino de habilidades matemáticas a partir da construção de uma sequência didática no processo de ensino e aprendizagem, que poderá servir também para auxiliar professores e alunos nas aulas de matemática. Assim, a pesquisa está norteada pela seguinte problematização: qual a concepção que as mães têm a respeito do desenvolvimento do ensino e aprendizagem dessas crianças, em relação à sequência didática aplicada direcionada ao ensino de habilidades básicas matemáticas, através de atividades adaptadas orientadas por teleatendimento? Como objetivo geral: Investigar a concepção que as mães têm a respeito do desenvolvimento do ensino e aprendizagem desses alunos, em relação à sequência didática aplicada direcionada ao ensino de habilidades básicas matemáticas, através de atividades adaptadas. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa, com uma entrevista semiestruturada, com mães de crianças autistas. No que se refere aos resultados obtidos, as mães relatam, a partir da sua percepção das sequências didáticas que são atividades bem elaboradas, eficazes e interessantes para o processo de ensino e aprendizagem; estimulam a independência da criança e ressaltaram, ainda, que estímulos visuais são sempre muito atrativos para crianças com autismo. Enquanto pesquisadora, considero que a pesquisa de grande contribuição, pois, durante o processo, pude observar que o tipo de sequência didática proposta para o ensino dessas habilidades, a partir do olhar das mães facilita o processo de ensino, além de trazer um despertamento sobre um novo processo de ensino e aprendizagem da matemática.
Abstract: This researche is parto f the need to analyze how the use of adapted as the first learning tool for the acquisition and abstraction of concepts in the of mathematics results, in the learning of mathematical skills for autistic children, as the lack of methodologies cause a greater aggravation in the development of learning of learning of these students. In this research we aim to investigate the perception that mothers of autistic children have about teaching mathematical skills to from the constrution of a didatic sequence in the teaching process and which can also serve to assist teachers and students in the math classes. Thus, the research ir underthe following problematizaton: what conception do mothers have about the development of teaching and learning of these children, in relation to the didactic sequence applied to the teaching of basic mathematical skills, through adapted teleservice-oriented activities? As a general objective: Investigate the conception that mothers have about the development of education and learning of these students, in relation to the applied didactic sequence directed to to teaching basic mathematical skills, through tailored activities. The research is characterized as a case study, based on an approach with a semi-structured interview with mothers of autistic children. In which refers to the results obtained, mothers report, based on their perception of the didactic sequences which are well-designed, effective and interesting for the teaching and learning process; stimulate the independence of the child and also stressed that visual stimuli are Always attractive for children with autism. As a researcher, I consider that research of great contribution, because, during the process, I could observe that the type of the proposed didactic sequence for teaching these skills, from the mothers facilitates the teaching process, in addition to bringing an awakening about a new process of teaching and learning mathematics.
Palavras-chave: Materiais didáticos adaptados
Aprendizagem significativa
Crianças autistas
Matemática - Estudo e ensino
Sequências didáticas
Ensino e aprendizagem
Autismo
Autism
Meaningful learning
Adapted materials
Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Amanda dos Santos. Percepções das mães de crianças autistas sobre as habilidades na aprendizagem matemática com o teleatendimento. 2024. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12889
Data do documento: 13-mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepções das mães de crianças autistas sobre as habilidades na aprendizagem matemática com o teleatendimento.pdfPercepções das mães de crianças autistas sobre as habilidades na aprendizagem matemática com o teleatendimento4.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.