00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12865
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O contexto pandêmico e o uso de psicofármacos como tema gerador para o ensino do conteúdo de funções orgânicas
Título(s) alternativo(s): The pandemic context and the psychopharmaceuticals as a generator theme for the content of organic functions
Autor(es): Silva, Eliene Teixeira da
Primeiro Orientador: Barros, Maria Ester de Sá Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Mônica Araújo da
Resumo: O isolamento social agregado à insegurança e o medo em virtude da pandemia da Covid-19 ocasionaram um aumento significativo na procura por fármacos utilizados para tratar doenças como insônia, ansiedade e depressão. O presente trabalho propõe tratar o contexto pandêmico e o uso de psicofármacos como tema gerador para o ensino do conteúdo de funções orgânicas e tem-se como objetivo elaborar um plano de aula para o conteúdo de funções orgânicas para o terceiro ano do ensino médio. Utilizando as estruturas químicas dos fármacos mais procurados no Brasil durante a pandemia, pretende-se destacar os principais grupos funcionais presentes nestes medicamentos e relacioná-los as outras funções que geralmente são abordadas no ensino médio. No desenvolvimento deste trabalho foram analisados os capítulos de Funções Orgânicas de três livros didáticos com a finalidade de avaliar os temas que são utilizados para a abordagem deste conteúdo. Constatou-se a importância de inovar a abordagem temática. Desta forma, propomos que o tema psicofármacos pode ser benéfico para o processo educacional. Por fim, propõe-se uma sequência didática utilizando como contextualização o tema abordado. Consideramos que a abordagem proposta pode contribuir de maneira significativa com o processo de ensino-aprendizagem e valorizar o ensino de química nas instituições educacionais.
Abstract: The social isolation combined with insecurity and fear due to Covid-19 pandemic, significantly increased the demand for drugs to treat diseases such as insomnia, anxiety and depression. This work uses the pandemic context and the psychopharmaceuticals as a generator theme for the organic functions, which is part of third year chemistry subjects. The intention behind it is to highlightthe main organic functions on the chemical structures of the most sought-after drugs in Brazil during the pandemic and link those with the most common organic functions studied in Brazilian schools’ final year. The generator theme observed in the chapter Organic Functions in three different school textbooks was evaluated and this work concludes that a renovation is necessary in the approach that is currently used. As a renovation, the psychopharmaceuticals theme may be beneficial to the educational process. A didactical sequence was elaborated using this theme as contextualization. We consider that the proposed approach can significantly contribute in the teaching-learning process and value the chemistry teaching at schools.
Palavras-chave: Psicofármacos
Funções orgânicas
Ensino-aprendizagem
Química - Estudo e ensino
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Psychopharmaceuticals
Organic functions
Teaching-learning
COVID-19, Pandemic, 2020-
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química- Licenciatura
Citação: SILVA, Eliene Teixeira da. O contexto pandêmico e o uso de psicofármacos como tema gerador para o ensino do conteúdo de funções orgânicas. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12865
Data do documento: 3-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.