00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
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Tipo: Dissertação
Título: Retratos em preto e branco: dinâmicas sociais no bairro da Ponta Verde e a (des)construção do cartão postal de Maceió
Autor(es): Peixoto, Igor Sousa
Primeiro Orientador: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Roseline Vanessa Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Araujo, Lindemberg Medeiros de
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Junot Cornélio
Resumo: Este trabalho versa sobre a orla marítima do bairro da Ponta Verde, recorte que funciona como um relicário turístico de Maceió. Trata-se de um cenário cuja imagem é extremamente divulgada, sendo quase que exclusivamente através dela que o cartão postal da capital, e sua identidade turística atual, se constrói e se vende dentro do mercado nacional. Porém, é importante observar o local que existe além das suas fotografias midiáticas. Espaço vitrine da cidade, o trecho se torna palco dos conflitos sociais, tradições religiosas e eventos culturais que Maceió carrega. É espaço de múltiplas divisões e intervenções, que se fragmenta em novos “pedaços” a partir da diversidade diária dos seus usos e personagens – características cujo cartão postal, harmônico e paradisíaco, não comporta. Por isso, através de uma pesquisa interdisciplinar, aqui é praticado uma imersão pelos aspectos históricos, imagéticos e cotidianos desse trecho da cidade, a fim de obter um olhar profundo e abrangente sobre a essência do local, que fuja de sua imagem hegemônica divulgada e apreenda o espaço em toda a sua dimensão. Olhar que adentre as várias camadas que compõem esse lugar e devolva, assim, uma “radiografia” honesta, justa e real desse importante cartão postal.
Abstract: This work deals with the waterfront of the Ponta Verde neighborhood, a section that works as a tourist shrine in Maceió. It is a scenario whose image is highly publicized, and it is almost exclusively through it that the postcard of the capital, and its current tourist identity, is built and sold within the national market. However, it is important to observe the place that exists beyond your media photographs. A showcase space for the city, the stretch becomes the scene of social confl icts, religious traditions and cultural events that Maceió holds. It is a space of multiple divisions and interventions, which is fragmented into new “pieces” based on the daily diversity of its uses and characters – characteristics whose postcard, harmonic and paradisiacal, does not support. For this reason, through interdisciplinary research, an immersion is practiced here in the historical, imagery and daily aspects of this part of the city, to obtain a deep and comprehensive look at the essence of the place, which escapes its hegemonic image disclosed and apprehends the space in all its dimensions. A look that penetrates the various layers that make up this place and thus returns an honest, fair, and real “radiography” of this important postcard.
Palavras-chave: Ponta Verde - Maceió (AL)
Turismo
Cartão postal
Urbanismo
Antropologia visual
Etnografia urbana
Tourism
Postcard
Urbanism
Visual anthropology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citação: PEIXOTO, Igor Sousa. Retratos em preto e branco: dinâmicas sociais no bairro da Ponta Verde e a (des)construção do cartão postal de Maceió. 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12848
Data do documento: 20-jun-2023
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