Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12754
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino da geometria nas séries finais do Ensino fundamental através do uso de jogos e recursos tecnológicos |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of geometry in the final grades of Elementary school through the use of games and technological resources |
Autor(es): | Santos, Cleidiane Gomes dos Mendonça, Elaine de |
Primeiro Orientador: | Mendonça, Fernando Antonio Cavalcante |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elisa Fonseca Sena e |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barros, Amauri da Silva |
Resumo: | O presente artigo parte de reflexão bibliográfica de como a Geometria é abordada dentro das séries finais do Ensino Fundamental, e de como os jogos e recursos tecnológicos podem e devem ser usados como ferramentas motivadoras e de transformação, possibilitando ao professor exercer a docência matemática, de modo que os conceitos geométricos possam ter real significado na vida e na resolução de problemas, como exposto naBase Nacional Comum Curricular (BNCC), como um direito de aprendizagem do aluno. Assim,através de um embasamento teórico em autores como MORAN (2008),MACIEL (2017), KENSKI (2015), enfatiza-se que o professor dentro de suas sequências didáticas precisa utilizar-se de diversos recursos, como jogos, materiais manipuláveis e mídias tecnológicas, afim de que o aluno experencie momentos de pesquisa, interação e socialização através dessas metodologias para o ensino da Geometria, implicando em maior significação no seu contexto cognitivo e social. |
Abstract: | This article starts from a bibliographical reflection on how Geometry is approached within the final grades of Elementary School, and on how games and technological resources can and should be used as motivating and transformative tools, enabling teachers to exercise mathematical teaching in a similar way. so that geometric concepts can have real meaning in life and problem solving, as set out in the Common National Curriculum Base (CNCB), as a student's right of learning. Thus, through a theoretical basis in authors such as MORAN (2008), MACIEL (2017), KENSKI (2015), it is emphasized that the teacher within his didactic sequences needs to use various resources, such as games, manipulable materials and technological media, so that students experience moments of research, interaction and socialization through these methodologies for teaching geometry, implying greater significance in their cognitive and social context. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Geometria Jogos matemáticos Aprendizagem lúdica Ensino fundamental Mathematics – Study and teaching Geometry Didactic resources Math Games Playful learning Elementary school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Cleidiane Gomes dos; MENDONÇA, Elaine de. O ensino da geometria nas séries finais do Ensino fundamental através do uso de jogos e recursos tecnológicos. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12754 |
Data do documento: | 6-set-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino da geometria nas séries finais do Ensino fundamental através do uso de jogos e recursos tecnológicos.pdf | 599.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.