00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12745
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino da Astronomia como meio de aproximação dos alunos do 9º ano à Física introdutória
Autor(es): Souza, Alice Anne Dantas de
Primeiro Orientador: Nascimento, Elton Malta
metadata.dc.contributor.referee1: Matsumoto, Ederson Monteiro
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Alex Emanuel Barros
Resumo: O presente artigo teve como objetivo apresentar elementos relevantes quanto às atividades práticas para as aulas de Física. Assim, no processo de ensino e aprendizagem, as perspectivas e os desafios encontrados por educadores, gestores, alunos e pelos pressupostos legais para uma educação em ciências voltada para a autonomia do aluno e a maior adequação com as tecnologias disponíveis e formatos. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, enfatizando a experiência da autora na condução de lançamento de foguetes. Foi possível constatar que o uso dessa metodologia de ensino é adequada no estabelecimento estrutural para o aparato do conteúdo, comportando um plano de aula que desperta interesse dos alunos, e ressalta a necessidade de formação continuada para uso adequado da prática pedagógica da educação para o fortalecimento e autonomia dos alunos. Evidenciamos que nesta formatação de aula há potencial facilidade para o auxílio do ensino formal da Física. Neste relato, além da abordagem dos conceitos do ensino formal, foi alcançada a divulgação da ciência e tecnologia, em especial da Física introdutória.
Abstract: This article aimed to present relevant elements regarding the practical activities for Physics classes. Thus, in the teaching and learning process, the perspectives and challenges encountered by educators, managers, students and the legal assumptions for science education focused on student autonomy and greater adaptation to available technologies and formats. The work was developed through bibliographic research, emphasizing the author's experience in conducting rocket launches. It was possible to verify that the use of this teaching methodology is adequate in the structural establishment for the content apparatus, comprising a lesson plan that arouses the interest of the students, and highlights the need for continued training for the proper use of the pedagogical practice of education for the strengthening and student autonomy. We have evidenced that in this formatting of classes there is a potential facility for the aid of formal physics teaching. In this report, in addition to addressing the concepts of formal education, the dissemination of science and technology was achieved, especially introductory physics.
Palavras-chave: Astronomia
Astronáutica
Física - Estudo e ensino
Astronomy
Astronautics
Physics – Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física - Licenciatura
Citação: SOUZA, Alice Anne Dantas de. O ensino da Astronomia como meio de aproximação dos alunos do 9º ano à Física introdutória. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12745
Data do documento: 22-jul-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da Astronomia como meio de aproximação dos alunos do 9º ano à Física introdutória.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.