00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A motivação empreendedora em negócios de impacto social: um estudo de caso da empresa Hand Talk
Autor(es): Silva, Maria Carla Lopes da
Primeiro Orientador: Milito, Cláudia Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Rodrigo César Reis de
Resumo: As ações empreendedoras no Brasil têm crescido exponencialmente ao longo dos anos, abrangendo diferentes áreas de atuação, comercializando produtos e serviços. Os impulsionadores do empreendedorismo são os mais variados, podendo ser uma necessidade pessoal como a falta de emprego formal, bem como a observância de uma oportunidade de mercado. Com o passar dos anos as empresas direcionadas exclusivamente à maximização de lucro, tem dado cada vez mais espaço aos chamados Negócios de Impacto Social, iniciativas empreendedoras que visam solucionar, total ou parcialmente, problemas observados no contexto socioambiental. É uma modalidade de negócio intermediária que adota métodos de mercado a fim de ser competitiva, e tem como missão sanar uma problemática existente. Como o lucro não é o principal intuito desse tipo de empreendimento e as principais dificuldades estãorelacionadas à aquisição de recursos financeiros, o estudo da motivação empreendedora tornasse relevante, tendo em vista que a decisão de empreender nessa modalidade pode estar atrelada a algum fator interno, particular do indivíduo. Contudo, o estudo em questão investigou a motivação empreendedora para abertura de um negócio de impacto social na cidade de Maceió –AL, e através da realização de um estudo de caso por meio de dados secundários, enfocado no fundador da Hand Talk, foi constado que avivência anteriorcom o meio/problema social, seja eladireta ou indireta, influenciouna decisão de empreender gerando impacto social. Esta pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, corrobora para análise da influencia que avivênciaanterior exerce para o desenvolvimento da motivação empreendedora. Destaca ainda que a abertura de um empreendimento possa ser influenciada por fatores intrínsecos do empreendedor, principalmente por situações vividas armazenadas no inconsciente. A pesquisa alude também que essas vivências passadas têm forte influencia na modelagem do comportamento empreendedor impactando no modelo de negócio a ser escolhido.
Abstract: Las acciones emprendedoras en Brasil han crecido exponencialmente a lo largo de los años, abarcando distintas áreas de actuación, comercializando productos y servicios. Los impulsores del emprendimiento son los más variados, pudiendo ser una necesidad personal como la falta de empleo formal, así como la observancia de una oportunidad de mercado. Al pasar de los años las empresas direccionadas exclusivamente a la maximización de lucro, han dado cada vez más espacio a los llamados Negocios de Impacto Social, iniciativas emprendedoras que tienen a la vista solucionar, total o parcialmente, problemas observados en el contexto socioambiental. Es una modalidad intermediaria de negocio que adopta métodos de mercado a fin de ser competitiva, y tiene como misión subsanar una problemática existente. Como el lucro no es el principal objetivo de ese tipo de emprendimiento y las principales dificultades están relacionadas a la adquisición de recursos financieros, el estudio de la motivación emprendedora se hace relevante, teniendo a la vista que la decisión de emprender en esa modalidadpuede estar atada a algún factor externo, particular do individuo. Sin embargo, el estudio en cuestión investigó la motivación emprendedora para la apertura de un negocio de impacto social en la ciudad de Maceió – AL, y a través de la realización de un estudio de caso por medio de datos secundarios, enfocado en el fundador de Hand Talk, fue constado que la vivencia anterior con el medio/problema social, sea ella directa o indirecta, influencia en la decisión de emprender generando impacto social. Esta investigación cualitativa y exploratoria corrobora para el análisis de la influencia que la vivencia anterior ejerce para el desarrollo de la motivación emprendedora.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Negócios - Impacto social
Motivação para o trabalho
Emprendimiento
Motivación para el trabajo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: SILVA, Maria Carla Lopes da. A motivação empreendedora em negócios de impacto social: um estudo de caso da empresa Hand Talk. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12734
Data do documento: 24-fev-2021
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