00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12720
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização do jogo Dominó Geográfico no ensino de geografia
Autor(es): Quirino, Fernanda Melo
Silva, Luiz André Ferreira da
Primeiro Orientador: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Gilcicleide Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Bruno
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a proposta de uso do jogo Dominó Geográfico1 no Ensino de Geografia. A pesquisa empírica foi realizada com 40 alunos durante aulas de Geografia na turma do 7° ano da Escola Municipal Engenheiro Guttembeg Breda Neto, situada no bairro Vassouras, em Coruripe/AL. Como procedimentos metodológicos, realizamos leituras bibliográficas acerca do tema em questão, visita à escola, diálogo com a professora da turma, elaboração e confecção do jogo e execução do mesmo na aula de Geografia. Desse modo, iremos salientar todas as etapas que envolveram a elaboração do jogo Dominó Geográfico, planejamento das ações a serem executadas em sala de aula, e as implicações deste no processo de ensino aprendizagem dos alunos que participaram do mesmo. Os resultados demonstram a eficácia e a importância dos jogos como recursos didáticos no Ensino de Geografia.
Abstract: This work aims to discuss the proposal of use of the game Geographic Dominoes in Geography Teaching. The empirical research was carried out with 40 students during geography classes in the 7th grade class of the Municipal School Engenheiro Guttembeg Breda Neto, located in the Vassouras neighborhood, in Coruripe/AL. As methodological procedures, we perform bibliographic readings about the theme in question, visit to the school, dialogue with the class teacher, preparation and preparation of the game and execution of the same in the geography class. In this way, we will highlight all the steps that involved the elaboration of the game Domino Geographic, planning of the actions to be performed in the classroom, and its implications in the teaching process learning of the students who participated in it. The results demonstrate the effectiveness and importance of games as teaching resources in Geography Teaching.
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Material didático
Jogos no ensino de geografia
Geography - Study and teaching
Didactic Resources
Games in teaching geography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia Ensino a Distância
Citação: QUIRINO, Fernanda Melo; SILVA, Luiz André Ferreira da. A utilização do jogo Dominó Geográfico no ensino de geografia. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12720
Data do documento: 30-set-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização do jogo Dominó Geográfico no ensino de geografia.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.