00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12711
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada do professor de educação infantil
Título(s) alternativo(s): The importance of the pedagogical coordinator's performance in the continuing training of the child education teacher
Autor(es): Freitas, Claudinete de Aquino
Jatobá, Marilza de Oliveira
Primeiro Orientador: Silva, Surama Angélica da
metadata.dc.contributor.referee1: Aderne, Aline da Silva Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Amanda da Silva Ferreira
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância da atuação do/a profissional da Coordenação Pedagógica na formação continuada do/a professor/a de Educação Infantil - EI. O mesmo tem como objetivo compreender essa importância para que o professor da EI se sinta assistido frente às novas propostas pedagógicas que vêm surgindo ao longo dos anos. O Coordenador Pedagógico é aquele profissional que tem em suas atribuições melhorar as práticas dos professores na formação continuada da escola, sendo assim, pode-se afirmar que a sua atuação é imprescindível ao desenvolvimento e crescimento do educador na sala de aula. O interesse primordial desse trabalho é o de buscar conhecimentos a respeito da importância da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada do professor da EI. Para o desenvolvimento deste, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, e uma pesquisa de campo por meio de uma entrevista semiestruturada com dois coordenadores pedagógicos e dois professores da Educação infantil que contribuíram significamente para o embasamento do referencial teórico. Foram realizadas pesquisas em obras literárias e em sites eletrônicos. Os resultados foram relevantes, pois, foi compreendido de forma satisfatória a importância da atuação do/a profissional da Coordenação Pedagógica na formação continuada do/a professor/a da Educação Infantil.
Palavras-chave: Coordenação
Prática Pedagógica
Conhecimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: FREITAS, Claudinete de Aquino, JATOBÁ, Marilza de Oliveira. A importância da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada do professor de educação infantil. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12711
Data do documento: 6-fev-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.