Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12711| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | A importância da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada do professor de educação infantil | 
| Título(s) alternativo(s): | The importance of the pedagogical coordinator's performance in the continuing training of the child education teacher | 
| Autor(es): | Freitas, Claudinete de Aquino Jatobá, Marilza de Oliveira  | 
| Primeiro Orientador: | Silva, Surama Angélica da | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Aderne, Aline da Silva Ferreira | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Dias, Amanda da Silva Ferreira | 
| Resumo: | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância da atuação do/a profissional da Coordenação Pedagógica na formação continuada do/a professor/a de Educação Infantil - EI. O mesmo tem como objetivo compreender essa importância para que o professor da EI se sinta assistido frente às novas propostas pedagógicas que vêm surgindo ao longo dos anos. O Coordenador Pedagógico é aquele profissional que tem em suas atribuições melhorar as práticas dos professores na formação continuada da escola, sendo assim, pode-se afirmar que a sua atuação é imprescindível ao desenvolvimento e crescimento do educador na sala de aula. O interesse primordial desse trabalho é o de buscar conhecimentos a respeito da importância da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada do professor da EI. Para o desenvolvimento deste, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, e uma pesquisa de campo por meio de uma entrevista semiestruturada com dois coordenadores pedagógicos e dois professores da Educação infantil que contribuíram significamente para o embasamento do referencial teórico. Foram realizadas pesquisas em obras literárias e em sites eletrônicos. Os resultados foram relevantes, pois, foi compreendido de forma satisfatória a importância da atuação do/a profissional da Coordenação Pedagógica na formação continuada do/a professor/a da Educação Infantil. | 
| Palavras-chave: | Coordenação Prática Pedagógica Conhecimento  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância | 
| Citação: | FREITAS, Claudinete de Aquino, JATOBÁ, Marilza de Oliveira. A importância da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada do professor de educação infantil. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12711 | 
| Data do documento: | 6-fev-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A importância da atuação do -a coordenador - a pedagógico na formação continuada do - a professor - a de educação infantil.pdf | 185.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.