00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12688
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de um modelo para a gestão do material didático na educação a distância
Título(s) alternativo(s): Proposal for a model for managine teaching materials in distance education
Autor(es): Motta Filho, Lourinaldo Guimarães
Primeiro Orientador: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
metadata.dc.contributor.referee2: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Resumo: Esta pesquisa foi formulada com base em inquietações acerca da existência, no Curso de Pedagogia a Distância da UAB/UFAL, de instrumentos de gestão que efetuem o tratamento das avaliações, dos problemas e das sugestões de melhorias dos seus materiais didáticos. A sua construção alicerçou-se sobre dois pilares: o primeiro, por meio de observações nas postagens ocorridas entre alunos, tutores e professores, no AVA/Moodle do curso, em oito disciplinas lecionadas no 1o semestre de 2009, acerca de como se processa estes aspectos da gestão nos seus materiais didáticos. O segundo, através da aplicação, por email, de questionário junto aos professores e gestores do curso, visando compreender como ocorre a construção dos seus materiais didáticos, como se processa a sua gestão, e como são tratados e resolvidos os seus problemas. Na investigação, utilizando os procedimentos qualitativos de coleta de dados, por meio de estudo de caso, observou-se que os atores responsáveis pela construção e revisão dos materiais didáticos, efetuam os referidos tratamentos através de ações empíricas, intuitivas e individuais, fato que gerou a oportunidade de se propor a utilização do modelo de gestão denominado de Ciclo PDCA como um instrumento que pode ser usado para o gerenciamento destes aspectos, o qual foi testado, por meio de simulação,como ferramenta para o tratamento de problemas que ocorreram com os materiais didáticos de uma das disciplinas pesquisadas, na qual se constatou a sua viabilidade. O Ciclo PDCA tem como finalidade efetuar o controle dos processos em uma organização e poderá ser utilizado na gestão dos materiais didáticos na educação a distância, considerando a sua forma prática de buscar melhorias contínuas nos processos, por meio de ciclos sucessivos no planejamento de diretrizes; na execução das ações do que foi planejado; no controle do processo, pela verificação dos resultados obtidos; e finalmente, pela ação corretiva dos desvios detectados. A sua utilização nesta pesquisa ocorreu por meio de formulário contendo as fases de: identificação do problema, observação, análise, plano de ação, execução, verificação, padronização e novo giro no ciclo, onde se constatou que a sua aplicação poderá resultar em ganhos de produtividade e de qualidade no trabalho de construção e revisão dos materiais, além da promoção de inovações, incentivo a disseminação do conhecimento e surgimento de uma cultura de melhoria contínua nos processos de gestão dos materiais didáticos.
Abstract: This piece of research was carried out based on questions regarding the existence of instruments of management which make the treatment of the assessment, the faults and the suggestions for improvement of teaching materials in the Curso de Pedagogia - EAD from UAB/UFAL. Its construction was grounded on two pillars: firstly, through the observation of the mailing between students through the AVA/Moodle of the course, in eight courses taught in the first term of 2009, on how these aspects of management in the teaching material are processed. Secondly, through a questionnaire sent via e-mail to professors and the course managers which aimed at understanding how the process of construction of their teaching material takes place, how management is carried out and how their problems are dealt with and solved. It was noticed in the research, which used qualitative procedures of data collection that the people in charge of the construction of the teaching materials used throughout the major carry out the alluded procedures through empirical, intuitive and individual actions. That, by its turn, stirred up the opportunity for the proposition of the use of the model of management called PDCA Cycle, which can be used as an instrument for the management of the alluded aspects. That management methodology was assessed by means of mocking as a tool for the treatment of faults found with the materials of one of the courses included in the research which resulted in the acknowledgement of its feasibility. The PDCA Cycle aims at controlling the process in an organization and may be used in the management of the teaching materials in the distance learning mode in what regards its practical ways of finding continuous improvement of the process through successive cycles in the management of the guidelines; in the execution of the planned actions; in the control of the process through the observation of the obtained results; and finally, through the correction of the detected faults. Its use in this piece of research took place by means of a questionnaire featuring the following phases: identification of the problem, observation, analysis of the problem, plan of action, execution, checking, standardization and a new round of the cycle, at which stage it was observed that its application may result in productivity gains and in the quality of the work of construction and review of the teaching materials as well as boosting novelty, the encouragement of the diffusion of knowledge and the uprising of a culture of continuous improvement of the processes of management of materials.
Palavras-chave: Material Didático.
Tecnologia Educacional
Gestão
Educação a Distância
Ciclo PDCA
Teaching materials
Learning tecnology
Management
Distance learning
PDCA Cycle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MOTTA FILHO, Lourinaldo Guimarães. Proposta de um modelo para a gestão do material didático na educação a distância. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12688
Data do documento: 29-nov-2010
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de um modelo para a gestão do material didático na educação a distância..pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.