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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12674
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Livro ilustrado como artefato gráfico de enaltecimento da cultura drag brasileira |
Autor(es): | Olegário, Alexandre Lopes Acioli |
Primeiro Orientador: | Manhas, Adriana Capretz Borges da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Araújo, Flavia de Sousa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sarmento, Thaisa Francis Cesar Sampaio |
metadata.dc.contributor.referee3: | Barros, Paulo Accioly Lins de |
Resumo: | Drag Queen é a caracterização e personificação de um indivíduo como mulher com o propósito de entreter a um público. Embora este termo seja relativamente recente, o ato de se vestir como uma figura feminina para fins artísticos é milenar. Pode-se observar estas manifestações, por exemplo, no Teatro de Máscaras Grego, na Ópera de Pequim, no Teatro Kabuki e em outras expressões artísticas ao longo da história. Estas práticas evoluíram e serviram de base para o que entendemos como Arte Drag. Durante sua formação e desenvolvimento, a Arte Drag sofreu preconceito. Sociedades conservadoras marginalizaram-na, restringindo-a a ambientes específicos e reservados para a comunidade LGBTQIAP+, público que a produzia e a consumia. Como consequência, sua finalidade deixou de ser somente entretenimento e passou a ser símbolo de resistência e luta. Com o avanço nos direitos da comunidade LGBTQIAP+, crescente pluralidade cultural e surgimento de programas como RuPaul’s Drag Race, a Arte Drag, antes tratada como uma manifestação artística inferior, passou a vigorar na mídia e fazer parte do mainstream, acompanhada e propagada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Atualmente, pode-se observar na Arte Drag uma rica cultura, marcada por referências artísticas, humor, moda, dança, interpretação e tudo o que nela couber. Advindo de sua popularidade, novas drags surgem a todo momento no mundo, inclusive no Brasil. Grandes artistas drag brasileiras resistiram durante o período da ditadura militar e cultivaram a arte para que novos nomes possam surgir e elevar esta cultura, tão merecedora de destaque e exaltação. Este trabalho tem como objetivo, portanto, corroborar com este destaque e exaltação, apresando a arte drag, sua formação, natureza e importância e produzindo um livro ilustrado como artefato gráfico com o objetivo de enaltecimento da cultura drag brasileira. |
Abstract: | Drag Queen is the characterization and personification of an individual as a woman for the purpose of entertaining an audience. Although this term is relatively recent, the act of dressing up as a female figure for artistic purposes is millennia millennial. It can be observed these manifestations, for example, in Greek Mask Theatre, Beijing Opera, Kabuki Theater and in other artistic expressions throughout history. These practices evolved and served as the basis for what we understand as Drag Art. During its formation and development, the Art of Drag suffered prejudice. Conservative societies marginalized it, restricting it to specific environments reserved for the LGBTQIAP+ community, the public that produced and consumed it. As a result, its purpose is no longer just entertainment and has become a symbol of resistance and fighting. With the advancement in the rights of the LGBTQIAP+ community, cultural plurality and the emergence of programs such as RuPaul's Drag Race, Drag Art, previously treated as an inferior artistic manifestation, became effective in the media and became part of the mainstream, watched and propagated by millions of people around the world. A rich culture can be observed in Drag Art, composed by artistic references, humor, fashion, dance, interpretation and everything that fits into it. Due to its popularity, new queens appear all over the world, including Brazil. Great Brazilian drag artists resisted during the period of the military dictatorship and cultivated the art so that new names could emerge and elevate this culture, so deserving of prominence and exaltation. This present work aims, therefore, to corroborate with this prominence and exaltation, apprehending drag art, its formation, nature and importance and producing an illustrated book as a graphic artifact with the objective of praising the Brazilian drag culture. |
Palavras-chave: | Personificadores femininos Arte Drag Diversidade cultural Cultura LGBTQIAP+ Female impersonators Drag Art Cultural Diversity LGBTQIAP+ culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMAÇÃO VISUAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Design |
Citação: | OLEGÁRIO, Alexandre Lopes Acioli. Livro ilustrado como artefato gráfico de enaltecimento da cultura drag brasileira. 2023. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12674 |
Data do documento: | 30-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU |
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