00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12651
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estágio Docente como Instrumento Teórico-Prático do Curso de Letras Libras Licenciatura: uma experiência na Cidade de Maceió Alagoas
Título(s) alternativo(s): Teaching Internship as a Theoretical-Practical Instrument of the Libras Language Course Degree: an experience in the City of Maceió Alagoas
Autor(es): André, Meirejane Dionísio
Primeiro Orientador: Melo, Denise Maria dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Edna Misseno
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Radjalma da Silva
Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência do Estágio Supervisionado (ES) IV, componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Letras Libras da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Alagoas - FALE/UFAL. Essa atividade ocorreu em 2021, como forma de trazer para este trabalho o caráter e o rigor científico que lhe é exigido, utilizou-se a abordagem descritiva. As atividades desenvolvidas neste componente curricular ocorreram em forma de um curso de Libras para surdos, na modalidade extensão e no formato remoto, ou seja, se deu diferentemente de todos os ES ocorridos até o momento no curso de Licenciatura de Letras Libras da UFAL. O contexto social pandêmico do (SARS-Covid19) foi o impulsionador dessa forma atípica de execução para que tão somente fosse viabilizada a conclusão deste importante componente curricular. Algumas estratégias e metodologias de ensino de línguas foram empregadas e no decorrer do texto refletiremos um pouco sobre as ações e procedimentos para a execução desta prática pedagógica.
Abstract: This work presents a Supervised Internship (ES) IV experience, a mandatory curricular component of the Licentiate Degree in Libras Languages at the Faculty of Letters, at the Federal University of Alagoas - FALE/UFAL. This activity took place in 2021, the descriptive approach was used as a way to bring to this work the character and scientific rigor that is required of it. The activities developed in this curricular component took the form of a Libras course for the deaf, in the extension modality and in the remote format, that is, it happened differently from all ES that occurred so far in the Bachelor of Libras Languages course at UFAL. The pandemic social context of (SARS Covid19) was the driver of this atypical form of execution so that the completion of this important curricular component was only feasible. Some language teaching strategies and methodologies were employed and throughout the text we will reflect a little on the actions and procedures for carrying out this pedagogical practice.
Palavras-chave: Metodologias de Ensino de Línguas
Curso de Libras para Surdos
Estágio
Libras Course for the Deaf
Language Teaching Methodologies
Internship
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Libras)
Citação: ANDRÉ, Meirejane Dionísio. Estágio Docente como Instrumento Teórico-Prático do Curso de Letras Libras Licenciatura: uma experiência na Cidade de Maceió Alagoas. 2023. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12651
Data do documento: 12-abr-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.