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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12644
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Crise econômica em Alagoas e a importância da subvinculação da educação |
Autor(es): | Roberto, Adriano da Silva |
Primeiro Orientador: | Lira, Jailton de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Andréia Giordanna Araujo da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Jorge Eduardo de |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade analisar o processo que levou o estado de Alagoas durante a década de 1990 a enfrentar uma de suas maiores crises econômica, política e social, levando o governo estadual a tomar medidas drásticas para tentar conter a crise econômica estadual. Após o grande sucesso do Proálcool o governo federal inicia uma forte campanha incentivando a população a substituir a gasolina pelo álcool produzido com os subsídios distribuídos ao setor sucroalcooleiro, mas fatores externos fragilizam a economia brasileira e o governo decide reduzir o apoio aos produtores de álcool, levando os usineiros alagoanos a recorrer ao governo do estado que por sua vez isentou-os de pagar o ICMS mesmo sendo esse setor o maior responsável pela arrecadação estadual, e como a educação do estado se reergueu com a ajuda dos fundos de financiamentos da educação FUNDEF e FUNDEB, sem os quais o estado certamente não teria condições econômicas de reestruturar a educação levando o estado a permanecer em uma de suas maiores crises no tocante a educação estadual, período esse que a educação foi a área que mais sofreu com a falta de recursos, os servidores da educação chegaram a ter nove meses de salários atrasados, anos letivos cancelados, escolas sucateadas e desvalorização da educação foram marcas de governos sob a alegação de que o estado não dispunha de recursos suficientes para reverter a situação a qual o estado encontrava-se. |
Abstract: | This paper aims to analyze the process that led the state of Alagoas to face one of its biggest economic, political and social crises, leading the state government to take drastic measures to try to contain the state's economic crisis. After the great success of Proálcool, the federal government starts a strong campaign encouraging the population to substitute gasoline for alcohol produced with subsidies distributed to the sugar and alcohol sector, but external factors weaken the Brazilian economy and the government decides to reduce support for alcohol producers, leading the Alagoas mill owners to turn to the state government, which in turn exempted them from paying the ICMS, even though this sector was the most responsible for state revenue, and how the state's education was raised with the help of FUNDEF education financing funds. and FUNDEB, without which the state would certainly not have the economic conditions to restructure education, leading the state to remain in one of its biggest crises regarding state education, a period in which education was the area that suffered most from the lack of resources , education workers even had nine months of back wages, canceled school years, scrapped schools and devaluation The use of education were hallmarks of governments on the grounds that the state did not have sufficient resources to reverse the situation the state was in. |
Palavras-chave: | Educação Cana-de-açúcar Economia Financiamento Crise Petróleo Usineiros - Açúcar - Álcool, Sindicatos - Luta - Greve Education, , Sugarcane Economy Financing Crisis Sugar Millers - Sugar - Alcohol, Oil Trade Unions - Fightin - Strike |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | ROBERTO, Adriano da Silva. Crise econômica em alagoas e a importância da subvinculação da educação. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12644 |
Data do documento: | 25-ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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