Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12616
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Há outros: uma análise do processo criativo em dança contemporânea na formação do artista-docente |
Título(s) alternativo(s): | Há Outros: Une analyse du processus créatif en Danse Contemporaine dans la formation de l’artiste enseignante |
Autor(es): | Alves, Angélica Maria |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Kamilla Mesquita |
metadata.dc.contributor.referee1: | Wildhagen, Joana Pinto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nunes, Valéria |
Resumo: | O título deste trabalho Há Outros: Uma análise do processo criativo em dança contemporânea na formação da artista-docente é fruto das disciplinas Composição Coreográfica 1 e Montagem Cênica, que culminou em uma produção artística em 2018. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo analisar as possibilidades de criação em dança contemporânea, tendo como objeto de estudo o processo criativo Há Outros (2018), discorrendo a partir das experiências e vivências da intérprete-criadora durante o Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas. Esta é uma pesquisa auto-etnográfica, na qual a pesquisadora põe o seu “eu” dialogando com os autores. Para tanto, abordaremos como base para o referencial teórico: Garaudy (1980), Bourcier (2001), Navas (2012), Louppe (2012), Xavier (2011), entre outros. Ao final deste estudo, pretendemos apresentar os possíveis resultados que contribuíram na formação da artista-docente. |
Abstract: | Le titre de cette ouvre Há Outros: Une analyse du processus créatif en Danse Contemporaine dans la formation de l’artiste enseignante est le résultat de la disciplines de Composition Chorégraphique 1 et de la Montage Scénique qui ont abouti à une dans une production artistique en 2018. De cette façon, la recherche visait à amalyser les possibilités de création en Danse Contemporaine, ayant pour objet d’étude le processus créatif Há Outros (2018), en traitant à partir des expériences de l’interprète-créatrice pendant le cours de Licence en Danse de l’université Fédéral d’Alagoas. C’est une recherche auto-ethnographique, dans laquelle la chercheuse met son “je” en dialogue avec les auteurs. Pour ce faire, nous aborderons comme base du cadre théorique: Garaudy (1980), Bourcier (2001), Navas (2012), Louppe (2012), Xavier (2011) entre autres. À la fin de cette étude, nous avons l’intention de présenter les résultats possibles qui ont aidé à la formation de l’artiste-enseignante. |
Palavras-chave: | Processo criativo (Dança) Dança contemporânea Artistas - Formação docente Processus Créatif (Danse) Danse Contemporaine Artistes - Formation des enseignants |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Dança |
Citação: | ALVES, Angélica Maria. Há outros: uma análise do processo criativo em dança contemporânea na formação do artista-docente. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12616 |
Data do documento: | 22-dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Há outros uma análise do processo criativo em dança contemporânea na formação do artista-docente.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.