00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As relações étnico-raciais na formação inicial dos/das pedagogos/as: análise dos projetos pedagógicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Relaciones étnico-raciales en la formación inicial de los pedagogos: análisis de los proyectos pedagógicos del curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Alagoas
Autor(es): Silva, Sheyla Maria Rodrigues da
Primeiro Orientador: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Fabson Calixto da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Palmeira, Lana Lisiêr de Lima
Resumo: O presente artigo tem como premissa analisar os Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL e pontuar os aspectos interligados com a oferta acadêmica da disciplina de Educação e Diversidade Étnico-racial no último quinquênio (2015-2019). A Abordagem metodológica utilizada nos proporcionou o entendimento a respeito dos aspectos existentes nos documentos normativos referentes à discussão da temática em tela. Pautamo-nos nas questões enfatizadas por Evangelista e Shiroma (2018) acerca da análise documental. O aporte teórico que subsidiou a análise se fundamenta nos estudos de Gomes (2002, 2010, 2012 e 2017), Silva (2014), Ribeiro (2017), e nos marcos legais relativos à relação étnico-racial que nortearam a compreensão dos requisitos para a formação inicial docente. Sendo assim, os marcos legais utilizados foram: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2004), a Lei 10.639/2003, a Resolução CNE/CP 1/2004, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura e as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2006), nos quais os aspectos enfatizados nestes documentos nos possibilitaram o entendimento referente às questões ressaltadas nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Os resultados alcançados nos proporcionaram reflexões com relação à formação docente e à relevância das discussões acerca de uma educação antirracista.
Abstract: This article aims to analyze the Pedagogical Projects of the Pedagogy Course of the Federal University of Alagoas - UFAL and to point out the aspects connected with the academic offer of the discipline of Education and Ethnic-Racial Diversity in the last five years (2015-2019). The methodological approach used provided us the understanding about the aspects existing in the normative documents referring to the discussion of the subject in question. We focus on the issues emphasized by Evangelista and Shiroma (2018) about document analysis. The theoretical support that supported the analysis is based on the studies by Gomes (2002, 2010, 2012 and 2017), Silva (2014), Ribeiro (2017), and the legal frameworks related to the ethnic-racial relationship that guided the understanding of the requirements for initial teacher education. Thus, the legal frameworks used were: National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (2004), Law 10.639 / 2003, Resolution CNE / CP 1 / 2004, the National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Pedagogy Undergraduate Course and the Guidelines and Actions for the Education of Ethnic-Racial Relations (2006), in which the highlighted considerations provided an understanding focused on the issues highlighted in the Pedagogical Projects of the Pedagogy of the Federal University of Alagoas. The results achieved provided us with reflections regarding teacher education and the relevance of discussions about anti-racist education.
Palavras-chave: Relações étnico-raciais
Antirracismo
Pedagogia
Projeto Pedagógico do Curso
Ethnic-racial relations
Anti-racism
Pedagogy
Pedagogical Project of the Course
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Sheyla Maria Rodrigues da. As relações étnico-raciais na formação inicial dos/das pedagogos/as: análise dos projetos pedagógicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12567
Data do documento: 18-dez-2019
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