00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Games e aprendizagem: a voz das crianças
Autor(es): Vieira, Aldineide Barros
Oliveira, Ednaura Agripino de
Primeiro Orientador: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Daniel Augusto Monteiro de
Resumo: O contexto dos games na Cultura Digital é um elemento que se destaca no cotidiano das crianças, jovens e adultos, inclusive sendo elemento de pesquisas sobre sua integração com a aprendizagem formal, não formal e informal. A partir desse pressuposto, este artigo apresenta o resultado de uma investigação empírica, utilizando-se de um estudo de caso realizado em uma escola da rede particular na cidade de Maceió, com crianças do 5o ano do ensino fundamental I, com a faixa etária entre 10 e 11 anos. O estudo, de caráter exploratório, numa abordagem qualitativa, investigou a visão que as crianças possuem sobre as possibilidades de aprender conteúdos das disciplinas da educação básica por meio de games. Para a fundamentação teórica sobre a aprendizagem baseada em jogos digitais em contextos educacionais, aprendizagem das crianças na Cultura Digital recorremos às pesquisas bibliográficas. Para a coleta dessas impressões foi utilizado um questionário semiaberto, os dados foram tabelados e analisados um por um, fazendo um estudo comparativo da visão que os alunos possuem e o que dizem os autores e pesquisadores da área dos games. Os dados apontam que os jogos estão presentes no cotidiano dos jovens, indicando que permanecem várias horas semanais conectados aos games, que ao jogar eles estão adquirindo aprendizagens e competências relevantes para seu desenvolvimento integral. Mesmo que de forma inconsciente, desenvolvem habilidades e conhecimentos que podem influenciar, melhorar e transformar as formas de ensinar e aprender os conteúdos da educação básica de forma prazerosa e eficaz, ressignificando o contexto escolar no qual estão inseridos.
Abstract: The context of games in Digital Culture is an element that stands out in the daily life of children, youngsters and adults, including being an element of research on its integration with formal, non-formal and informal learning. Based on this assumption, this article presents the result of an empirical investigation, using a case study carried out in a private school in the city of Maceió, with children from the 5th year of elementary school I, with the age group between 10 and 11 years. The exploratory study, in a qualitative approach, investigated the vision that children have about the possibilities of learning contents of the subjects of basic education through games. For the theoretical foundation on learning based on digital games in educational contexts, learning of children in Digital Culture we resorted to bibliographical research. For the collection of these impressions, a semi-open questionnaire was used, the data were tabulated and analyzed one by one, making a comparative study of the vision that the students have and what the authors and researchers of the area of the games say. The data indicate that the games are present in the daily life of young people, indicating that they remain several hours a week connected to the games, that when playing they are acquiring learning and skills relevant to their integral development. Even though they unconsciously develop skills and knowledge that can influence, improve and transform the ways of teaching and learning the contents of basic education in a pleasurable and effective way, re-signifying the school context in which they are inserted.
Palavras-chave: Aprendizagem
Cultura digital
Games
Learning
Digital culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: VIEIRA, Aldineide Barros, OLIVEIRA, Ednaura Agripino de. Games e aprendizagem: a voz das crianças. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12537
Data do documento: 17-jun-2019
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