Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12507
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aplicação do jogo uno químico para facilitação do ensino aprendizagem de química orgânica |
Autor(es): | Lima, Aline dos Santos Vitor de |
Primeiro Orientador: | Xavier, Jadriane Almeida |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Barros, Ellen dos Santos Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Miranda, Edma Carvalho de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paula, Francine Santos de |
Resumo: | A química é uma ciência da natureza existente desde antiguidade e com um extenso campo de aplicações. Apesar disso, ainda é considerada uma disciplina complexa devido a presença de inúmeras fórmulas e siglas. Tendo em vista a dificuldade dos estudantes em relação a química, o presente trabalho tem como objetivo avaliar/validar a utilização de um jogo didático sobre química orgânica no processo de ensinoaprendizagem de estudantes do ensino médio. O trabalho baseou-se na aplicação do jogo “Uno Químico” para trabalhar o reconhecimento de funções orgânicas, tipos de cadeia e isomeria. Foi aplicada a metodologia do trabalho cuja proposta é dividida em três etapas: 1) Questionário pós-jogo e questões de química orgânica; 2) Aplicação do jogo; 3) Questionário pré-jogo e questões de química orgânica. Observou-se que o jogo “Uno Químico” se mostrou uma ferramenta eficiente na promoção da aprendizagem tanto quantitativamente quanto qualitativamente, além de ser considerado um agente promissor de habilidades sociais. |
Abstract: | Chemistry is a natural science that has existed since ancient times and has a wide range of applications. Nevertheless, it is still considered a complex discipline due to the presence of numerous formulas and acronyms. Considering the difficulties students face in relation to chemistry, the present study aims to evaluate/validate the use of an educational game on organic chemistry in the teaching and learning process of high school students. The study was based on the application of the game "Chemical Uno" to work on the recognition of organic functions, types of chains, and isomerism. The methodology of the study was divided into three stages: 1) Post-game questionnaire and organic chemistry questions; 2) Game application; 3) Pre-game questionnaire and organic chemistry questions. It was observed that the game "Chemical Uno" proved to be an efficient tool in promoting learning both quantitatively and qualitatively, as well as being considered a promising agent for social skills. |
Palavras-chave: | Práticas educativas – jogos Química orgânica – ensino Jogos educativos Educação lúdica Educational practices – games Organic chemistry – teaching Educational games Playful education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química |
Citação: | LIMA, Aline dos Santos Vitor de. Aplicação do jogo uno químico para facilitação do ensino aprendizagem de química orgânica. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12507 |
Data do documento: | 25-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aplicação do jogo uno químico para facilitação do ensino aprendizagem de química orgânica.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.