00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12507
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicação do jogo uno químico para facilitação do ensino aprendizagem de química orgânica
Autor(es): Lima, Aline dos Santos Vitor de
Primeiro Orientador: Xavier, Jadriane Almeida
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Barros, Ellen dos Santos Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Edma Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Francine Santos de
Resumo: A química é uma ciência da natureza existente desde antiguidade e com um extenso campo de aplicações. Apesar disso, ainda é considerada uma disciplina complexa devido a presença de inúmeras fórmulas e siglas. Tendo em vista a dificuldade dos estudantes em relação a química, o presente trabalho tem como objetivo avaliar/validar a utilização de um jogo didático sobre química orgânica no processo de ensinoaprendizagem de estudantes do ensino médio. O trabalho baseou-se na aplicação do jogo “Uno Químico” para trabalhar o reconhecimento de funções orgânicas, tipos de cadeia e isomeria. Foi aplicada a metodologia do trabalho cuja proposta é dividida em três etapas: 1) Questionário pós-jogo e questões de química orgânica; 2) Aplicação do jogo; 3) Questionário pré-jogo e questões de química orgânica. Observou-se que o jogo “Uno Químico” se mostrou uma ferramenta eficiente na promoção da aprendizagem tanto quantitativamente quanto qualitativamente, além de ser considerado um agente promissor de habilidades sociais.
Abstract: Chemistry is a natural science that has existed since ancient times and has a wide range of applications. Nevertheless, it is still considered a complex discipline due to the presence of numerous formulas and acronyms. Considering the difficulties students face in relation to chemistry, the present study aims to evaluate/validate the use of an educational game on organic chemistry in the teaching and learning process of high school students. The study was based on the application of the game "Chemical Uno" to work on the recognition of organic functions, types of chains, and isomerism. The methodology of the study was divided into three stages: 1) Post-game questionnaire and organic chemistry questions; 2) Game application; 3) Pre-game questionnaire and organic chemistry questions. It was observed that the game "Chemical Uno" proved to be an efficient tool in promoting learning both quantitatively and qualitatively, as well as being considered a promising agent for social skills.
Palavras-chave: Práticas educativas – jogos
Química orgânica – ensino
Jogos educativos
Educação lúdica
Educational practices – games
Organic chemistry – teaching
Educational games
Playful education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: LIMA, Aline dos Santos Vitor de. Aplicação do jogo uno químico para facilitação do ensino aprendizagem de química orgânica. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12507
Data do documento: 25-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicação do jogo uno químico para facilitação do ensino aprendizagem de química orgânica.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.