00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ética estoica no pensamento político de Sêneca
Autor(es): Gomes, Jaqueline Aparecida da Silva
Primeiro Orientador: Bueno, Taynam Santos Luz
metadata.dc.contributor.referee1: Dinucci, Aldo Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Flávia Roberta Benevenuto de
Resumo: A presente pesquisa tem um propósito duplo: primeiramente compreender a ética estoica contida no pensamento político senequiano para, em um segundo momento, evidenciar as concepções de vícios e virtudes que se manifestam em duas obras: Prmeiramente na obra De Ira, onde é possível observar os exempla de mau governante e salientar as concepções de vício encontradas nos modelos de governantes tiranos ilustrados por Sêneca. E, posteriormente, na obra De Clementia, onde serão analisados os exempla de bom governante, esclarecendo as virtudes necessárias para a formação do princeps segundo a moral estoica senequiana. A pesquisa está organizada em três momentos. O primeiro, explana a definição de alguns termos e conceitos fundamentais para o entendimento da ética estoica. O segundo momento vai tratar da análise da obra De Ira, onde Sêneca, em seus três livros, demonstra como o vício (vitium) deforma o governante, tornando-o um tirano. Dando ênfase ao vício da ira, mostrando o poder destrutivo dessa paixão (affectus), e explicando como ela se manifesta na alma por meio do assentimento da vontade (voluntas), deste modo sendo alheia à razão (ratio), pois não condiz com a natureza humana. Também foi analisada a questão da extirpação da ira sendo evitada por preceitos e, por fim, foram destacados os exemplos de tiranos evidenciados por Sêneca. Já o terceiro momento foi destinado à compreensão da importância da clemência (clementia) na educação moral do princeps, sua fundamentação com base na filosofia estoica e suas funções e desdobramentos para o bom exercício político do imperador. Pretende-se, neste sentido, evidenciar de que modo a virtude da clemência pode auxiliar o príncipe em seu governo, garantindo tanto o bom funcionamento do corpo político, quanto à salvaguarda da felicidade de seus membros e, em última instância, do próprio governante.
Abstract: The present research has a double purpose: firstly, to understand the Stoic ethics contained in Seneca's political thought, in a second moment, to highlight the conceptions of vices and virtues that are manifested in two works: The work De Ira where it is possible to observe the examples of bad ruler, and highlighting the vice conceptions found in the models of tyrant rulers expressed by Seneca. And the work De Clementia where it is possible to analyze the example of a good ruler, clarifying the necessary virtues for the formation of the princeps according to Seneca's Stoic morals. The work is organized in three moments. The first explains the definition of some key terms for understanding Stoic ethics. The second moment will deal with the analysis of the work De Ira, where Seneca in his three books demonstrates how the vices (vitium) deform the ruler making him a tyrant, emphasizing the addiction of anger, showing the destructive power of this passion (affectus), and explaining how it manifests itself in the soul through the assent of the will (voluntas), thus being alien to reason (ratio), as it does not suit human nature. The issue of extirpation of anger being avoided by precepts was also analyzed and, finally, the examples of tyrants highlighted by Seneca were highlighted. The third moment was aimed at understanding the importance of clemency (clementia) in the moral education of the princeps, its foundation based on Stoic philosophy and its functions and consequences for the good political exercise of the emperor. Intending, in this sense, to show how the virtue of clemency can help the prince in his government, guaranteeing both the proper functioning of the political body and the safeguarding of the happiness of its members and, ultimately, of the ruler himself.
Palavras-chave: Estoicismo – Sêneca
Ética
Vício e Virtude – Sêneca
Filosofia política
Stoicism – Seneca
Ethic
Vice and Virtue – Seneca
Political philosophy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Filosofia
Citação: GOMES, Jaqueline Aparecida da Silva. A ética estoica no pensamento político de Sêneca. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12385
Data do documento: 25-mai-2023
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