00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12372
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância das relações públicas comunitárias para a educação ambiental: uma análise da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável e do aparelho Ponto de Entrega Voluntária (PEV)
Título(s) alternativo(s): The importance of community public relations for environmental education: an analysis of the Municipal Superintendence for Sustainable Development and the Voluntary Delivery Point device (PEV)
Autor(es): Xavier, Juliana Montenegro Barbosa
Primeiro Orientador: Correia, Rosa Lucia Lima da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Vanuza Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Janaína Galdino de
Resumo: Este trabalho cumpre o papel de demonstrar a importância das relações públicas comunitárias para a educação ambiental, considerando fatores como o direito à informação e à comunicação, bem como o papel articulador do profissional de relações-públicas comunitário. O problema que orienta este trabalho parte da seguinte pergunta: de que forma a comunicação dos meios digitais da Prefeitura de Maceió referente à educação ambiental, mais especificamente os Pontos de Entrega Voluntária (PEV), pode se tornar mais eficaz e abrangente? Os objetivos que nortearam a investigação foram: relacionar cidadania e o direito à informação com comunicação; demonstrar a importância da educomunicação para a educação ambiental; associar as Relações Públicas Comunitárias com a educação ambiental; e examinar os canais digitais de comunicação da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SUDES). Nesse contexto, foram trabalhados os conceitos de meio ambiente, de desenvolvimento sustentável, cidadania, educomunicação discutida à luz do autor Ismar de Oliveira Soares e comunicação comunitária na perspectiva da autora Cicilia Peruzzo. Através de uma pesquisa exploratória, foi feito um levantamento bibliográfico pertinente ao tema abordado, uma análise para identificar as possíveis falhas na comunicação da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável, bem como sugerir novas abordagens para uma maior eficiência dos mais variados canais de diálogo com a instituição e a possibilidade de acesso da comunidade às suas informações.
Abstract: This work fulfills the role of demonstrating the importance of community public relations for environmental education, considering factors such as the right to information and communication, as well as the articulating role of the community public relations professional. The problem that guides this work starts from the following question: how can the communication of the digital media of the City of Maceió regarding environmental education, more specifically the Voluntary Delivery Points (PEV), become more effective and comprehensive? The objectives that guided the investigation were: to relate citizenship and the right to information with communication; demonstrate the importance of educommunication for environmental education; associate Community Public Relations with environmental education; and examine the digital communication channels of the Municipal Superintendence for Sustainable Development (SUDES). In this context, the concepts of environment, sustainable development, citizenship, educommunication discussed in the light of the author Ismar de Oliveira Soares and community communication in the perspective of the author Cicilia Peruzzo were worked on. Through an exploratory research, a bibliographic survey relevant to the topic addressed was carried out, an analysis was carried out to identify possible failures in the communication of the Municipal Superintendence for Sustainable Development, as well as to suggest new approaches for greater efficiency of the most varied channels of dialogue with the institution. and the possibility of community access to its information.
Palavras-chave: Comunicação
Cidadania
Relações públicas
Comunidades - Relações públicas
Educação ambiental
Communication
Citizenship
Public relations
Community - Public relations
Environmental education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas
Citação: XAVIER, Juliana Montenegro Barbosa. A importância das relações públicas comunitárias para a educação ambiental: uma análise da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável e do aparelho Ponto de Entrega Voluntária (PEV). 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12372
Data do documento: 26-ago-2022
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