00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12326
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de custos e precificação: estudo sobre uma microempreendedora individual do comércio de alimentos
Título(s) alternativo(s): Analysis of cost and pricing: a study on an individual microentrepreneur in the food trade
Autor(es): Lima, Gabriel Gomes de
Primeiro Orientador: Cavalcante, Paulo Sérgio
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Valdemir da
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Érica Xavier de
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar os custos e a precificação dos produtos comercializados por uma microempreendedora individual no ramo do comércio de alimentos de esfihas na cidade de Maceió-AL, tendo em vista à importância da gestão para o processo de tomada de decisão e precificação. A partir disso, através de entrevista com a empresária, foram levantadas as informações de custos e despesas, além dos valores do custo unitário de cada item, utilizando uma ficha de custos, em que a elaboração foi realizada a partir de uma matriz de estudos anteriormente realizados. A pesquisa foi delineada em três etapas, onde a primeira consiste na fase exploratória, em que foi feita a coleta de dados durante o mês de setembro de 2022, sobre os dados de referência em agosto do mesmo ano. Já a segunda etapa, deu-se início o tratamento e análise custo-volume-lucro dos dados coletados, através de planilhas e cálculos feitos para identificar o ponto de equilíbrio, margem de contribuição e margem de segurança. E por fim a terceira fase, onde houve a avaliação e análise dos dados, feito observações e complementada com informações para melhorias no desempenho da empresa. Os resultados encontrados revelam que o preço praticado, em 14 de 17 produtos, não estão compatíveis com a meta de lucro da empresária e que 3 desses, já superam os valores calculados pelo Markup em seus preços atuais, que são: Esfiha de Calabresa com Catupiry, Esfiha Romeu e Julieta e Esfiha Turbinada. De acordo com os preços de vendas da empresa, foi visto que é necessária a comercialização de cerca de 668 unidades, ou o valor de R$ 5.907,41, para gerar um resultado nulo, porém, caso sejam utilizados os preços de venda orientativos, a quantidade necessária cai para cerca de 468 unidades, ou o valor de R$ 5.080,18. Vale ressaltar que é imprescindível o acompanhamento de eventuais ajustes na atual tabela de preços, pois, pela própria natureza da técnica de avaliação da relação custo-volume-lucro, assim como a aplicação da Markup, as variáveis podem sofrer alterações.
Abstract: The present work aims to analyze the costs and pricing of products marketed by an individual micro-entrepreneur in the business of the esfihas food trade in the city of Maceió-AL, considering the importance of management for the decision-making process and pricing. From this, through an interview with the entrepreneur, information on costs and expenses was collected, in addition to the unit cost values of each item, using a cost sheet, which was prepared based on a matrix of studies previously carried out. The research was outlined in three stages, where the first consists of the exploratory phase, in which data was collected during the month of September 2022, based on the reference data in August of the same year. In the second stage, the treatment and cost-volume-profit analysis of the collected data began, through spreadsheets and calculations made to identify the break-even point, contribution margin, and safety margin. And finally the third phase, where there was the evaluation and analysis of the data, made observations and complemented with information for improvements in the company's performance. The results found reveal that the price practiced in 14 out of 17 products are not compatible with the company's profit goal, and that three of them already exceed the values calculated by the Markup in their current prices, which are: Esfiha de Calabresa com Catupiry, Esfiha Romeu e Julieta and Esfiha Turbinada. According to the company's sales prices, it was seen that it is necessary to sell about 668 units, or the value of R$ 5,907.41, to generate a null result; however, if the orientative sales prices are used, the necessary quantity drops to about 468 units, or the value of R$ 5,080.18. It is worth noting that it is essential to monitor any adjustments to the current price list, because by the very nature of the cost-volume-profit ratio evaluation technique, as well as the application of Markup, the variables may change.
Palavras-chave: Custos
Política de preço
Análise de valor (Controle de custo)
Tomada de decisão
Costs
Pricing policy
Value analysis (Cost control)
Decision making
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Contábeis
Citação: LIMA, Gabriel Gomes de. Análise de custos e precificação: estudo sobre uma microempreendedora individual do comércio de alimentos. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12326
Data do documento: 20-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise de custos e precificação: estudo sobre uma microempreendedora individual do comércio de alimentos.pdf18.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.