00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Estudo da variação linguística em sala de aula: uma avaliação das atitudes linguísticas dos alunos com relação aos traços graduais da língua portuguesa /
Título(s) alternativo(s): Study of linguistic variation in the classroom: an assessment of students' linguistic attitudes in relation to the gradual features of the Portuguese language
Autor(es): Silva, Antonio José Pereira da
Primeiro Orientador: Paula, Aldir Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Almir Almeida de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fernando Augusto de Lima
Resumo: A variação linguística é uma característica inerente a todas as línguas e se manifesta na fala de todas as pessoas independentemente do nível de escolaridade ou classe social, em todas as variedades, inclusive nas chamadas normas prestigiadas. De acordo com Bortoni (2004), essa variação ocorre ao longo de um contínuo, manifestada nos traços graduais que, segundo Bagno (2007), constam no Vernáculo Geral Brasileiro, por exemplo através da monotongação e da assimilação. Esta variação social, de acordo com Faraco (2015), é “a verdadeira questão a ser enfrentada”. Assim, o presente trabalho se propõe a verificar a percepção do estudante sobre a variação que ocorre ao longo do contínuo de urbanização e que atitudes manifestam diante do fenômeno. Para tanto, optou-se pela análise das formas linguísticas dinhêro, diêro- como representantes da monotongação e soltano, como representante da assimilação; visto que se referem a traços graduais da língua, comparecendo, portanto, nas variedades estigmatizadas e prestigiadas. Esta pesquisa utiliza os pressupostos da Sociolinguística Educacional encontrados em Bortoni-Ricardo (2004, 2005), da Sociolinguística Variacionista, de acordo com Labov (2008), Bagno (2004, 2007, 2019, 2020) e da Pedagogia da Variação Linguística, segundo Cyranka (2007), Faraco (2008), dentre outros. Os procedimentos metodológicos consistem na aplicação de testes de percepção e atitudes, a fim de se conhecer o comportamento linguístico dos alunos.
Abstract: Linguistic variation is an inherent characteristic of all languages and manifests itself in the speech of all people, regardless of education level or social class, in all varieties, including the so-called prestigious norms. According to Bortoni (2004), this variation occurs along a continuum, manifested in the gradual traits that, according to Bagno (2007), appear in the Brazilian General Vernacular, for example through monotongação and assimilation. This social variation, according to Faraco (2015), is “the real issue to be faced”. Thus, the present work proposes to verify the student's perception of the variation that occurs along the urbanization continuum and what attitudes they manifest towards the phenomenon. For this purpose, were chosen the linguistic forms dinhêro, diêro - as representatives of monotongação and soltano, as representative of assimilation; since they refer to gradual traits of the language appearing, therefore, in the stigmatized and prestigious varieties. This research uses the assumptions of Educational Sociolinguistics found in Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Variationist Sociolinguistics, according to Labov (2008), Bagno (2004, 2007, 2019, 2020) and Pedagogy of Linguistic Variation, according to Cyranka (2007), Faraco (2008), among others. The methodological procedures consist of the application of perception and attitude tests, in order to know the students' linguistic behavior.
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Variação linguística
Sociolinguística Educacional
Traços Graduais - atitudes
Portuguese language
Linguistic variation
Educational Sociolinguistics
Gradual Traits - attitudes
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SILVA, Antonio José Pereira da. Estudo da variação linguística em sala de aula: uma avaliação das atitudes linguísticas dos alunos com relação aos traços graduais da língua portuguesa. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. PROFLETRAS. Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12283
Data do documento: 28-mar-2023
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