00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Práticas integrativas e complementares no cuidado a crianças e adolescentes: uma revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): Integrative and complementary practices in the care of children and adolescents: an integrative review
Prácticas integradoras y complementarias en la atención a niños y adolescentes: una revisión integradora
Autor(es): Cavalcanti, Giovanna Gabriela Santos Felix
Primeiro Orientador: Alves, Verônica de Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Lúcio, Ingrid Martins Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Katiane da Silva
Resumo: Introdução: O uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são minimamente invasivas e trazem diversos benefícios à população referida, bem como melhorar a qualidade da assistência, por serem alternativas e poderem complementar diversos tratamentos promovendo tanto um cuidado integrado, quanto uma visão holística e ampliada da vida, fortalecendo o SUS e seus princípios. Objetivo: Mapear as práticas integrativas e complementares utilizadas no cuidado à crianças e adolescentes. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa. A busca dos artigos foi realizada em duas bases de dados científicas: Lilacs/BVS e Medline/PubMed. Para o levantamento dos dados, foi utilizada a Estratégia PCC (População: Crianças e Adolescentes; Conceito: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; Contexto: Qualquer contexto cuidado). A pesquisa foi feita nos idiomas inglês e português. Realizou-se a busca pelos descritores Crianças, Adolescentes, “Práticas Integrativas e Complementares” cruzados com os operadores booleanos OR e AND. Resultados: Foram encontrados 281 artigos. 60 artigos foram selecionados para serem lidos na íntegra e 25 atenderam aos critérios de inclusão desta revisão. As evidências mostram que crianças e adolescentes utilizam práticas integrativas, sendo elas: a homeopatia, fitoterapia, naturopatia, acupuntura, meditação, musicoterapia, arteterapia, yoga, quiropraxia, massagem, osteopatia, hipnoterapia, arteterapia, apiterapia e aromaterapia. Essas foram utilizadas como alternativas a tratamentos tradicionais de doenças preexistentes, como: câncer e adoecimento mental. Conclusões: Os trabalhadores da saúde devem estar sempre se capacitando, bem como os gestores promovendo espaços e momentos para educação permanente acerca das práticas integrativas, visando a promoção de uma saúde integrada e de qualidade.
Abstract: Introduction: The use of Integrative and Complementary Health Practices is minimally invasive and brings various benefits to the population concerned, as well as improving the quality of care, as they are alternatives and can complement various treatments, promoting both integrated care and a holistic and expanded view of life, strengthening the SUS and its principles. Objective: To map the integrative and complementary practices used in the care of children and adolescents. Methods: This is an integrative review. Articles were searched in two scientific databases: Lilacs/BVS and Medline/PubMed. The PCC Strategy (Population: Children and Adolescents, Concept: Integrative and Complementary Health Practices, Context: Any context of care) was used to collect the data. The search was conducted in English and Portuguese. The search was carried out using the descriptors Children, Adolescents, "Integrative and Complementary Practices" crossed with the Boolean operators OR and AND. Results: 281 articles were found. 60 articles were selected to be read in full and 25 met the inclusion criteria for this review. The evidence shows that children and adolescents use integrative practices, including: homeopathy, herbal medicine, naturopathy, acupuncture, meditation, music therapy, art therapy, yoga, chiropractic, massage, osteopathy, hypnotherapy, art therapy, apitherapy and aromatherapy. These were used as alternatives to traditional treatments for pre-existing illnesses such as cancer and mental illness. Conclusions: Health workers should always be training, as well as managers promoting spaces and moments for permanent education about integrative practices, with a view to promoting integrated, quality health.
Introducción: El uso de Prácticas de Salud Integrativas y Complementarias es mínimamente invasivo y trae diversos beneficios a la población involucrada, además de mejorar la calidad de la atención, ya que son alternativas y pueden complementar diversos tratamientos, promoviendo tanto la atención integrada como una visión holística y ampliada de la vida, fortaleciendo el SUS y sus principios. Objetivo: Mapear las prácticas integrativas y complementarias utilizadas en la atención a niños y adolescentes. Método: Se trata de una revisión integradora. Los artículos fueron buscados en dos bases de datos científicas: Lilacs/BVS y Medline/PubMed. Para la recogida de datos se utilizó la Estrategia PCC (Población: Niños y Adolescentes; Concepto: Prácticas de Salud Integrativas y Complementarias; Contexto: Cualquier contexto de atención). La búsqueda se realizó en inglés y portugués. La búsqueda se realizó utilizando los descriptores Children, Adolescents, "Integrative and Complementary Practices" cruzados con los operadores booleanos OR y AND. Resultados: Se encontraron 281 artículos. Se seleccionaron 60 artículos para su lectura completa y 25 cumplieron los criterios de inclusión para esta revisión. Las pruebas demuestran que los niños y adolescentes recurren a prácticas integradoras, como la homeopatía, la fitoterapia, la naturopatía, la acupuntura, la meditación, la musicoterapia, la terapia artística, el yoga, la quiropráctica, el masaje, la osteopatía, la hipnoterapia, la terapia artística, la apiterapia y la aromaterapia. Se utilizaron como alternativas a los tratamientos tradicionales para enfermedades preexistentes como el cáncer y las enfermedades mentales. Conclusiones: El personal de salud debe estar siempre capacitándose, así como los gestores promoviendo espacios y momentos de educación permanente sobre prácticas integrativas, con vistas a promover una salud integrada y de calidad.
Palavras-chave: Práticas integrativas e complementares em saúde
Crianças e adolescentes
Cuidados de enfermagem
Integrative and complementary practices in health
Children and adolescents
Nursing care
Prácticas integradoras y complementarias en salud
Niños y adolescentes
Cuidados de enfermería
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::MEDICINA PREVENTIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: CAVALCANTI, Giovanna Gabriela Santos Felix. Práticas integrativas e complementares no cuidado a crianças e adolescentes : uma revisão integrativa. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12156
Data do documento: 30-ago-2023
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