00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12099
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Literatura, geografia e as relações socioespaciais
Título(s) alternativo(s): Literature, Geography and Socio-Spatial Relations
Autor(es): Silva, Marilene Bento da Conceição
Melo, Arli Alexandre de
Primeiro Orientador: Raggi, Mariana Guedes
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
metadata.dc.contributor.referee2: Pidner, Flora Sousa
Resumo: O objetivo principal desse trabalho é analisar as metodologias de ensino de geografia a partir da linguagem literária. Percebe-se que a relação entre espaço e sociedade tanto na escala local como global demanda leituras espaciais que ultrapassem as interpretações cartográficas. No caso em apreço, trata-se de desenvolver processos interpretativos e argumentativos, com abordagem crítico-social. Esse mesmo raciocínio é válido para as determinações do domínio das investigações, na constituição das linguagens partilhadas, na pluralidade dos saberes, nas possibilidades de trocas de experiências e nos modos de realização das pesquisas. Fora apresentada a obra literária Nunca acontece nada na minha rua, escrita por a autora Ellen Raskin, como ferramenta a ser utilizada nas aulas de geografia, por abordar temas como possibilidade de promover a educação espacial.
Abstract: The main objective of this work is to analyze geography teaching methodologies based on literary language. It is clear that the relationship between space and society on both a local and global scale requires spatial readings that go beyond cartographic interpretations. In the present case, it is about developing interpretative and argumentative processes, with a critical-social approach. This same reasoning is valid for the determinations of the domain of investigations, in the constitution of shared languages, in the plurality of knowledge, in the possibilities of exchanging experiences and in the ways of conducting research. The literary work Never appeared on my street as a tool to be used in geography classes, as it addresses topics such as the possibility of promoting space education.
Palavras-chave: Literatura
Relações Sócioespaciais
Geografia - Ensino
Literature
Social-Spatial Social Relations
Geography - Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Marilene Bento da Conceição; MELO, Arli Alexandre de. Literatura, geografia e as relações socioespaciais. 2023, 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12099
Data do documento: 3-mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literatura, geografia e as relações socioespaciais.pdf3.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.