00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12083
Tipo: Dissertação
Título: Gerenciamento de resíduos orgânicos como tema gerador na promoção do ensino de ciências da natureza
Título(s) alternativo(s): Organic waste management as a generating theme in the promotion of natural science teaching
Autor(es): Silva, Adelia Carla Vertano da
Primeiro Orientador: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Edma Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Maria Danielle Araújo
Resumo: Cerca de 98,8% dos municípios brasileiros possuem coleta domiciliar de resíduos e apenas 38,1% apresentam coleta seletiva. Além disso, de acordo com o Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos, as prefeituras gastam em média R$130,47 para o manejo deste material. Material, o qual, é também composto pelo que é produzido pelas escolas públicas. Devido a este cenário, o presente projeto de pesquisa de mestrado teve como objetivo principal a aplicação de uma sequência didática (SD) interdisciplinar com o tema gerador “Gerenciamento de Resíduos Orgânicos” em uma escola pública de ensino integral para observar as contribuições no ensino-aprendizagem de Ciências, e para contribuir, adicionalmente, para um processo de redução de desperdício. A pesquisa teve como público alvo os alunos de uma turma do 1º e uma do 2º ano do Ensino Médio, sendo desenvolvida em uma abordagem de pesquisa-ação e de cunho qualitativo. A coleta de dados realizada durante a aplicação da SD foi obtida por meio de questionários, entrevistas semi-estruturadas, grupo focal, diário de bordo e observação participante. Com base no trabalho de Paniz; Muchein (2020) o uso de temas geradores se baseou em três momentos pedagógicos: Estudo da Realidade (ER), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC), este trabalho também contou com a utilização de indicadores da alfabetização científica elaborado por Sasseron (2015). Estes conhecimentos serviram de base para escolha das categorias de análise. A partir das categorias elencadas e das etapas realizadas ao longo da aplicação da sequência didática se estabeleceu relação ao longo das análises com os indicadores de alfabetização científica e os momentos pedagógicos estabelecidos. Sendo possível concluir que a sequência didática é eficiente porque aproxima objetos de conhecimento propostos com os esperados, bem como a aplicação dos conhecimentos aprendidos com a vida cotidiana.
Abstract: About 98.8% of Brazilian municipalities have household waste collection and only 38.1% have selective collection. In addition, according to the Solid Waste Management Diagnosis, municipal governments spend an average of R$130.47 on handling this material. Material, which is also composed of what is produced by public schools. Due to this scenario, the present master's research project had as main objective the application of an interdisciplinary didactic sequence (DS) with the generating theme "Organic Waste Management" in a public school of integral education to observe the contributions in teaching- Science learning, and to additionally contribute to a waste reduction process. The research had as target audience the students of a class of the 1st and one of the 2nd year of high school, being developed in an action research approach and of a qualitative nature. Data collection carried out during the application of the SD was obtained through questionnaires, semi-structured interviews, focus groups, logbooks and participant observation. Based on Paniz's work; Muchein (2020) the use of generating themes was based on three pedagogical moments: Study of Reality (ER), Organization of Knowledge (OC) and Application of Knowledge (AC), this work also included the use of indicators of scientific literacy developed by Sasseron (2015). This knowledge served as the basis for choosing the analysis categories. From the listed categories and the steps carried out during the application of the didactic sequence, a relationship was established throughout the analyzes with the scientific literacy indicators and the established pedagogical moments. It is possible to conclude that the didactic sequence is efficient because it approaches proposed knowledge objects with the expected ones, as well as the application of knowledge learned with everyday life.
Palavras-chave: Gestão integrada de resíduos sólidos
Desperdício de alimentos
Waste management
Generating theme
Waste
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Adelia Carla Vertano da. Gerenciamento de resíduos orgânicos como tema gerador na promoção do ensino de ciências da natureza. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12083
Data do documento: 1-ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gerenciamento de resíduos orgânicos como tema gerador na promoção do ensino de ciências da natureza.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.