00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cateterismo vesical de demora feminino: análise de vídeos do youtube
Autor(es): Lira, Alice dos Santos
Primeiro Orientador: Nagliate, Patrícia de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Fumincelli, Lais
metadata.dc.contributor.referee2: Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza
Resumo: Introdução: Transcender o método tradicional de ensino requer estratégias inovadoras e cautela, para que a formação do enfermeiro não seja prejudicada. Assim, os vídeos compartilhados no Youtube podem ser importantes aliados no processo ensino-aprendizagem, uma vez que são ferramentas que auxiliam na apreensão do educando/aprendiz. O cateter vesical de demora é um dispositivo invasivo, comumente utilizado nos serviços de saúde e suainserção está atrelada há uma série de possíveis complicações caso o procedimento não siga asetapas preconizadas. Objetivo: este estudo teve como objetivo analisar o conteúdo de vídeos compartilhados no Youtube que abordam a técnica do cateterismo vesical de demora feminino. Metodologia: O trabalho em questão trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio do endereço: http\\www.youtube.com, no dia 30 de janeiro de 2023. Por meio do campo de busca do site, pesquisou-se pelo termo “cateterismo vesical de demora feminino”, obtendo-se 689 vídeos. Os links dos vídeos selecionados foram salvos em uma planilha usando o programa Excel 2019 no qual foram retirados os seguintes dados: 1) Idioma 2) tempo de duração, 3) tipo de sonda, 4) local de realização, 5) autor, 6) ano, 7) likes, 8) modelo usado no procedimento, 9) visualizações e 10) as etapas preconizadas para o procedimento de cateterismo vesical de demora. Resultados: Foram caracterizados 72 vídeos, 47,2% (N=34) em português. 70,8% (N=51) de duração intermediária (entre 4 e 20 minutos), 90,2%(N=65) utilizaram a sonda de Folley, 62,5%(N=45) dos vídeos foram realizados em laboratórios, 77,7%(N=56) dos vídeos foram postados por pessoas físicas, 27,7%(N=20) dos vídeos foram postados em 2021, 65,2%(N=47) utilizaram simulador anatômico. As etapas enfatizadas foram: uso das luvas, antissepsia e a preparação do material. Os principais erros observados foram: ausência de registro no prontuário (N=49), ausência de lavagem das mãos (N=33) e teste do balonete (N=28). Conclusão: Apesar do número expressivo de vídeos voltados à temática, evidenciou-se a ausência de uma padronização nos conceitos e técnicas utilizados, impactando negativamente no processo.
Abstract: Introduction: Transcending the traditional teaching method requires innovative strategies and caution, so that the training of nurses is not impaired. Thus, the videos shared on Youtube can be great allies of the teaching-learning process since they are tools that help in the apprehension of the student/learner. The indwelling urinary catheter is an invasive device, commonly used in health services and its insertion is linked to a series of possible complications if the procedure does not follow the recommended steps. Objective: this study aimed to analyze the content of videos shared on Youtube that address the female indwelling bladder catheterization technique. Methodology: The work in question is a descriptive research, with a quantitative approach. Data were collected through the address: http\\www.youtube.com, on January 30, 2023. Through the search field of the site, the term “female indwelling bladder catheterization” was searched, obtaining if 689 videos. The links of the selected videos were saved in a spreadsheet using the Excel 2019 program, from which the following data were taken: 1) Language 2) duration, 3) type of probe, 4) place of realization, 5) author, 6) year, 7) likes, 8) model used in the procedure, 9) views and 10) recommended steps for the delayed bladder catheterization procedure. Results: 72 videos were characterized, 47.2% (N=34) in Portuguese. 70.8% (N=51) of intermediate duration (between 4 and 20 minutes), 90.2%(N=65) used the Folley probe, 62.5%(N=45) of the videos were performed in laboratories , 77.7%(N=56) of the videos were posted by individuals, 27.7%(N=20) of the videos were posted in 2021, 65.2%(N=47) used an anatomical simulator, the steps emphasized were: use of gloves, antisepsis and material preparation. The main errors observed were: lack of registration in the medical record (N=49), lack of hand washing (N=33) and cuff test (N=28). Conclusion: Despite the expressive number of videos focused on the theme, the absence of standardization in the concepts and techniques used was evidenced, which negatively hinders the teaching and learning process.
Palavras-chave: YouTube (Electronic resource)
Cateterismo urinário
Bladder catheter
Cateteres dedemora
YouTube (Recurso eletrônico)
Catheters delay
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: LIRA, Alice dos Santos. Cateterismo vesical de demora feminino: análise de vídeos do youtube. 42 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12051
Data do documento: 2-jun-2023
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