00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12047
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Quanto vale? gastos de campanha de candidatos a governador no Brasil (2006-2018)
Autor(es): Silva, Leonardo Francisco de Araújo
Primeiro Orientador: Santos Filho, Ranulfo Paranhos dos
metadata.dc.contributor.referee1: Colombo, Lucileia Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Júnior, José Alexandre da
Resumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral estimar a eficiência dos gastos de campanhas eleitorais para o cargo de governado no Brasil. Assim, a questão de pesquisa é: qual o efeito dos gastos de campanha sobre os resultados eleitorais nas campanhas para governadores no Brasil? Aposta-se na hipótese de que candidatos desafiantes são mais eficientes em transformar dinheiro em voto (Efeito Jacobson). Para atender a essas exigências, a metodologia proposta utiliza técnicas de estatística descritiva e um modelo de regressão de mínimos quadrados ordinários (MQO). A unidade de análise são os candidatos ao cargo de governador estadual (incumbents e challengers) e nosso recorte temporal são as últimas quatro eleições (2006, 2010, 2014 e 2018). Os dados foram coletados do sítio eletrônico do Superior Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Abstract: This Course Completion Work has as general objective to estimate the efficiency of electoral campaign expenditures for the position of governed in Brazil. Thus, our research question is: what is the effect of campaign spending on election results in the campaigns for governors in Brazil? We hypothesize that challenging candidates are more effective at turning money into votes (Jacobson Effect). To meet these requirements, our methodology uses descriptive statistics and an ordinary least squares regression (OLS) model. Our unit of analysis are the candidates for the position of state governor (incumbents and challengers) and our time cut are the last four elections (2006, 2010, 2014 and 2018). The data were collected from the website of the Superior Electoral Superior Court (TSE).
Palavras-chave: Eleições estaduais
Governadores - Eleições
Campanhas eleitorais – Gastos
Incumbents
State elections
Governors - Elections
Election campaigns - Expenditures
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: SILVA, Leonardo Francisco de Araújo. Quanto vale? gastos de campanha de candidatos a governador no Brasil (2006-2018). 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12047
Data do documento: 3-fev-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quanto vale? gastos de campanha de candidatos a governador no Brasil (2006-2018).pdf2.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.