00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Educação profissional, formação de classe e desigualdades: uma análise da contribuição do IFPE
Autor(es): Sales, Andréa Maria
Primeiro Orientador: Lira, Jailton de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Aveiro, Jorge Fernando Hermida
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência da política de Educação Profissional do IFPE campus Ipojuca na redução da desigualdade de classes pela oferta de vagas no curso de Segurança do Trabalho entre 2013 e 2018. Sendo assim, se planejou contribuir com o debate teórico desenvolvido na área de Gestão e Avaliação Educacional discutindo elementos teóricos da Educação Profissional Técnica (EPT) a partir da sua organização dentro do aparelho de Estado. O quadro teórico se constituiu do conceito de trabalho, Educação Profissional e Estado. Este entendido a partir de Gramsci (1986), para quem a sociedade política e a sociedade civil se relacionam pela força e pela conquista de consensos. Nessa relação se identificou pelo aparelho da EPT suas vinculações com a legislação e com o direito social. A metodologia que orientou o estudo buscou entender tais conceitos em contextos determinados da Zona da Mata de Pernambuco sobre o qual se estruturam a política de EPT e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nesse sentido, o Método Dialético permitiu revisitar a realidade e a contradição do Estado de colocar a Escola e o conhecimento como base para o trabalho assalariado. Por isso mesmo o Inventário e a Observação Participante a partir de Thiollent (1994) serviu de base para toda a coleta dos dados. Apoiando-se em autores consagrados pelo uso do referido método tais como Demo (1994), Frigotto (2012), Leite (2017), Manfredi (2002), Saviani (2013), Poulantzas (1981), Gramsci (1986), Hermida e Lira (2018) buscou-se compreender a totalidade das relações sociais particularizando o papel do Estado na contraditória função de promover EPT, emprego qualificado com salário e arranjos produtivos. Para responder o problema levantado, qual seja, como a política de EPT do IFPE campus Ipojuca ao ofertar vagas no curso Segurança do Trabalho no período de 2013 a 2018 influenciou na redução da desigualdade de classe? Encontramos uma resposta à luz do referido método. Por isso mesmo chegamos mais perto de um período histórico que nos permitiu perceber que à medida que o Estado opera a EPT reafirma a situação de classes própria das sociedades capitalistas, mas reduz desigualdades quando coloca a Escola e seus intelectuais na promoção do conhecimento que faz o trabalho assalariado mais qualificado, porque este tem regras que começam com a profissão e a visível importância do papel do Estado na reprodução da sociedade em bases modernas e a própria ideia moderna do papel da Educação na emancipação política do cidadão.
Abstract: This research aims to analyze the influence of Instituto Federal de Pernambuco’s Professional Education policy in reducing social and educational inequality, specifically in the Labor Security technical qualification. Therefore, it is meant to contribute with the theoretical debate developed in the area of Education Managing and Evaluation by embodying theoretical elements from Professional Education from the organization that is born inside State apparatus. The theoretical landscape constitutes itself from reflexion about work, inequality and state’s role to its reduction through offering Professional Education. The methodology that orients the study aims to understand those categories and concepts in the reality of Zona da Mata as context on which people, knowledge and classes are structured, articulated to the dialect method. In that sense, it is suggested the Inventory and Participant Observation, such as Thiollent says (to verify contexts and come up with an answer to the problem put: how Professional Education policy affects inequality reduction, from 2013 to 2018?). Supporting onto authors respect for the use of this method such as Demo (1994), Frigotto (2012), Leite (2017), Manfredi (2002), Saviani (2013), Poulantzas (1981), Gramsci (1986) and Hermida e Lira (2018) we look foward to understanding social relations, underlining state’s role in constituing a class and lowering social and education inequality. Such as by creating school and employment, and also by intervening to recovering a condition of class, widening the local productive arrangements. To answer the proposed problem (how Professional Education Policy from IFPE Ipojuca campus, offering spots at the Labor Security technical qualification between 2013 and 2018 influenced in reducing class inequality? An answer was found using the aforementioned method, so we got closer to a historical period that has allowed us to realize that, as state operates Professional Education Policy, it reaffirms the class situation, characteristic of capitalist societies, but it reduces inequalities putting the School and its intelectuals on knowledge promotion that makes wage work more qualified because there are rules that start with the profession and the visible importance of the State’s role in reproducing Society in modern bases and also the modern idea of the education’s role in the political emancipation of the citizen.
Palavras-chave: Estado
Educação profissional
Classe social
Desigualdade
State
Professional education
Social class
Social class
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SALES, Andréa Maria. Educação profissional, formação de classe e desigualdades: uma análise da contribuição do IFPE. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12019
Data do documento: 24-mai-2023
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