00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12014
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Recursos digitais para a prática de multiletramento em modo remoto em turma de educação de jovens e adultos - EJA
Título(s) alternativo(s): Digital resources for practicing multiliteracy remotely in youth and adult education classes - EJA
Autor(es): Silva, José Rafael Tavares da
Primeiro Orientador: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Lorena Araújo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Fábio Rodrigues dos
Resumo: Uma das temáticas mais discutidas no cenário educacional tem sido o uso de recursos digitais dentro da sala de aula com a finalidade de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o significativo para a vida dos discentes. Com o advento do isolamento social devido à pandemia do coronavírus (Covid 19), a necessidade da utilização desses recursos pela escola tornou-se imperativo. A escola precisou se adaptar a essa nova realidade para dar continuidade às aulas e, como consequência, tivemos que utilizar a tecnologia como nosso único meio de comunicação e interação com os alunos. Este trabalho objetiva refletir sobre a vivência, nesse contexto pandêmico, de práticas docentes como residente PRP-Programa de Residência Pedagógica, subprojeto de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras/Fale/Ufal. A oportunidade de atuação aconteceu em uma turma de Educação de Jovens e Adultos-EJA Modular, na Escola Estadual Professor Thetônio Vilela Brandão, Maceió-AL. Para tal, tornou-se necessário ajustar os recursos digitais aos conhecimentos prévios dos estudantes e ao contexto escolar em queestavam inseridos. Dessa forma, recorreu-se a estudos e pesquisas sobre multiletramento (BARBOSA, 2018; GARCIA; SILVA; CASTRO & VIEIRA, 2016) e gamificação (BACICH & MORAN, 2018; BUSARELLO, 2022) e à utilização de plataformas como: Wordwaal, Classroom e WhatsApp. Com essa base de conhecimento, planejou-se atividades de Língua Portuguesa para desenvolvimento com a turma, unificando diferentes linguagens contemporâneas: textos, imagens e vídeos e dinamizando as aulas através da gamificação. Apesar dos desafios enfrentados no ensino remoto, obteve-se significativos resultados pelo uso dos recursos digitais, aproveitando, assim, o que a tecnologia nos oferece para desenvolver uma prática educacional voltada para os multiletramentos.
Abstract: RESUMEN- Uno de los temas más discutidos en el escenario educativo ha sido el uso de recursos digitales dentro del aula con el fin de agilizar el proceso de enseñanza y aprendizaje, haciéndolo significativo para la vida de los estudiantes. Con la llegada del aislamiento social por la pandemia del coronavirus (Covid 19), la necesidad de utilizar estos recursos por parte de la escuela se ha vuelto imperativa. La escuela tuvo que adaptarse a esta nueva realidad para continuar con las clases y, como consecuencia, tuvimos que utilizar la tecnología como nuestro único medio de comunicación e interacción con los estudiantes. Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la experiencia, en este contexto de pandemia, de prácticas docentes como residente PRP-Programa de Residencia Pedagógica, subproyecto de Lengua Portuguesa de la Facultad de Letras/Fale/Ufal. La oportunidad de trabajar ocurrió en una clase Modular de Educación de Jóvenes y Adultos, en la Escuela Estadual Profesor Thetônio Vilela Brandão, Maceió-AL. Así, se hizo necesario adecuar los recursos digitales a los conocimientos previos de los alumnos y al contexto escolar en el que se insertaban. Así, estudios e investigaciones sobre multialfabetización (BARBOSA, 2018; GARCIA; SILVA; CASTRO & VIEIRA, 2016) y gamificación (BACICH & MORAN, 2018; BUSARELLO, 2022) y el uso de plataformas como: Wordwaal, Classroom y WhatsApp. Con esa base de conocimiento, se planificaron actividades de lengua portuguesa para desarrollar con la clase, unificando diferentes lenguajes contemporáneos: textos, imágenes y videos y agilizando las clases através de la gamificación. A pesar de los desafíos enfrentados en la enseñanza a distancia, se obtuvieron resultados significativos a través del uso de recursos digitales provechando así lo que nos ofrece la tecnología para desarrollar una práctica educativa enfocada en las multialfabetizaciones.
Palavras-chave: Multiletramento
Língua portuguesa
Ensino remoto
Educação de jovens e adultos
Multialfabetización
Idioma portugués
Enseñanza a distancia
Educación juvenil y adultos
Multiliteracy
Portuguese language
Remote teaching
Youth education and adults
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SILVA, José Rafael Tavares da. Recursos digitais para a prática de multiletramento em modo remoto em turma de educação de jovens e adultos – EJA. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12014
Data do documento: 18-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.