00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12003
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições criativas das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas à (trans)formação docente inicial
Título(s) alternativo(s): Creative contributions of integrating and inclusive learning practices to initial teacher (trans) training
Autor(es): Pereira, Andrielly Maria
Primeiro Orientador: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Guérios, Ettiène Cordeiro
Resumo: A pandemia da COVID-19 colocou em evidência questionamentos importantes quanto às formações dos docentes, principalmente, no que se refere a práticas inclusivas. Logo, neste estudo volta-se o olhar aos aspectos inclusivos das práticas, considerando os espaços de formação inicial de professores. Questiona-se: “quais as contribuições das Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras à formação inicial dos docentes, considerando os desafios oriundos do cenário pandêmico para a promoção da inclusão no âmbito escolar?”. Esta pesquisa objetiva investigar as contribuições das Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras (PAII) a formação docente inicial, com vistas à promoção da inclusão ante a complexidade e desafios impostos pelo cenário pandêmico. Para compor o referencial teórico, foram adotadas as teorias que fundamentam as PAII, sendo primordialmente o Paradigma Educacional Ecossistêmico, o Pensamento Complexo e Transdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se buscou dialogar com produções científicas que tratam de aspectos inclusivos referentes à formação docente à luz das teorias mencionadas, contemplando as particularidades do cenário de emergência em virtude da pandemia. Inspira-se na pesquisa-ação existencial na perspectiva integral, ao modelo de Barbier (2004). Moraes e Valente (2008) dialogam com este caminho ao apontar a pesquisa sob a ótica da complexidade e transdisciplinaridade, com isso, busca-se estudar a participação coletiva, a promoção do espírito de criação, a implicação dos sujeitos no processo de reflexão e transformação. Elegeram-se como participantes da pesquisa estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, que realizaram inscrição de forma espontânea para participar da ação extensionista relacionada à temática proposta. Como instrumento foram utilizadas as coletas de dados da ação através da observação participante, questionários semiestruturados e transcrição de discursos emitidos de forma oral ou escrita através das plataformas digitais. Fizemos uso da análise de conteúdo inspirando-nos no método orientado por Bardin (2011). Foi possível perceber a insuficiência das formações docentes no que tange às questões inclusivas, além de se destacar a hegemonia de práticas pedagógicas normativas que não atendem às demandas emergentes oriundas das incertezas e complexidades percebidos nestes tempos. A proposta de uma mudança paradigmática e das PAII se apresenta como caminho possível para a transcendência do modo de pensar fragmentador e aponta caminhos possíveis a partir da apropriação de uma outra visão de homem, de mundo, e consequentemente dos processos de aprendizagem por parte de cada docente em (trans)formação. Assim, foi possível compreender e desvelar contribuições às formações docentes e práticas inclusivas em meio ao contexto pandêmico, por meio das Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras, bem como refletir sobre as formações docentes no âmbito das graduações à luz da perspectiva inclusiva e criativa para lidar com as instabilidades e incertezas próprias deste tempo, e da vida em sua complexidade inerente.
Abstract: The pandemic of COVID-19 has highlighted important questions about the training of teachers, especially with regard to inclusive practices. Therefore, this study focuses on the inclusive aspects of the practices, considering the spaces of initial teacher education. We ask ourselves "what are the contributions of Integrative and Innovative Learning Practices to the initial training of teachers, considering the challenges arising from the pandemic scenario for the promotion of inclusion in schools? This research aims to investigate the contributions of Integrative and Innovative Learning Practices (ILP) to initial teacher training, with a view to promoting inclusion in the face of the complexity and challenges imposed by the pandemic scenario. To compose the theoretical framework, we adopted the theories that underlie the PAII, being primarily the Ecosystem Educational Paradigm, Complex and Transdisciplinary Thinking. This is a qualitative research, in which we sought to dialogue with scientific productions that deal with inclusive aspects related to teacher education in the light of the theories mentioned, considering the particularities of the emergency scenario due to the pandemic. It is inspired by existential action research from the integral perspective, according to Barbier's model (2004). Moraes and Valente (2008) dialogue with this path when they point out the research from the perspective of complexity and transdisciplinarity, thus, it seeks to study the collective participation, the promotion of the spirit of creation, the implication of the subjects in the process of reflection and transformation. The participants of the research were students from the Pedagogy course at the Federal University of Alagoas who spontaneously registered to participate in the extension action, related to the proposed theme. As an instrument we used data collection of the action through participant observation, semi-structured questionnaires and transcription of speeches emitted orally or in writing through digital platforms. We made use of content analysis inspired by the method guided by Bardin (2011). It was possible to notice the insufficiency of teacher training regarding inclusive issues, in addition to highlighting the hegemony of normative pedagogical practices that do not meet the emerging demands arising from the uncertainties and complexities perceived in these times. The proposal of a paradigmatic change and the PAII, presents itself as a possible way to transcend the fragmented way of thinking and points out possible paths from the appropriation of another vision of man, of the world, and consequently of the learning processes by each teacher in (trans)training. Thus, it was possible to understand and unveil contributions to teacher education and inclusive practices in the current context, through Integrative and Innovative Learning Practices, as well as to reflect on teacher education in undergraduate courses in the light of the inclusive and creative perspective to deal with the instabilities and uncertainties of this time, and of life in its inherent complexity.
Palavras-chave: Formação docente
Transdisciplinaridade e educação
Inclusão escolar
Paradigma educacional ecossistêmico
Práticas de aprendizagem integradoras
Teacher training
Ecosystem educational paradigm
Transdisciplinarity
Complexity
School inclusion
Integrative learning practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEREIRA, Andrielly Maria. Contribuições criativas das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas à (trans)formação docente inicial. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12003
Data do documento: 31-mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.