00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: Arte e o desenvolvimento das emoções: uma interpretação objetivamente analítica da obra literária O livro dos abraços de Eduardo Galeano
Título(s) alternativo(s): Art and the development of emotions: an objectively analytical interpretation of the literary work The book of embraces by Eduardo Galeano
Autor(es): Pacheco, Sofia Uchôa Cavalcanti
Primeiro Orientador: Oliveira, Adélia Augusta Souto de
metadata.dc.contributor.referee1: Sawaia, Bader Burihan
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Lívia Gomes dos
metadata.dc.contributor.referee3: Miura, Paula Orchiucci
Resumo: As emoções são entendidas, tradicionalmente em nossa sociedade, de forma negativa, como fruto da irracionalidade, de fórum íntimo, e que devem ser contidas a partir de uma capacidade individual das pessoas. Nesse estudo, as emoções se apresentam em uma direção radicalmente oposta, não devem ser contidas, mas sim, compreendidas, o que gera o autodomínio da conduta. Nessa perspectiva, esta pesquisa analisa as emoções, bem como o seu papel no desenvolvimento humano, mediadas pela arte. Objetiva-se sistematizar elementos teóricos da teoria vigotskiana que contribuam com o entendimento mais aprofundado sobre o papel das emoções em produzir desenvolvimento humano e o da arte em mediar esse desenvolvimento. Especificamente busca: 1) sistematizar os fundamentos da teoria da arte vigotskianos e seus possíveis desdobramentos na prática do psicólogo; 2) desenvolver teórico-metodologicamente o entendimento da teoria das emoções vigotskiana e seus interlocutores contemporâneos; 3) interpretar a obra literária O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano, pelos preceitos teóricos desenvolvidos anteriormente. Para tanto, sistematizam-se os fundamentos vigotskianos da teoria da arte a partir de nosso estudo teórico conceitual do livro Psicologia da Arte do autor, o que resultou na apresentação do método objetivamente analítico, que deu suporte à interpretação da obra escolhida, bem como o aprofundamento dos conceitos de catarse, da arte como o social em nós e da arte como técnica social dos sentimentos. Destaca-se a arte em seu caráter transformador, acompanhada de elaborações sobre as potencialidades do uso da arte no contexto da psicoterapia. A segunda etapa, sistematiza a teoria vigotskiana das emoções, com base em seu livro Teoria das Emoções, que resulta na identificação das emoções a partir da crítica à teoria organicista das emoções, que tem suas bases na filosofia cartesiana, propondo o caráter espinosano de desenvolvimento, transformação e motivação das emoções. Além disso, estabelece-se o diálogo com a literatura contemporânea, por meio da metassíntese de 17 artigos, sobre o conceito de emoção na teoria vigotskiana, que resultou em 7 subtemas conceituais: a) emoção como forma de comunicação; b) emoção em unidade com a razão (unidade afeto e intelecto); c) emoção em seu papel motivacional (base afetivo-volitiva das ações); d) as emoções se desenvolvem/transformam; e) emoções em relação com o meio social; f) emoção como Função Psicológica Superior; g) emoção como função que permeia as outras funções psicológicas. A última etapa, resulta na interpretação d’O Livro dos Abraços, adicionada ao conceito de fatalismo, cunhado por Martín-Baró. Observa-se assim uma forma de enfrentamento, por meio da recuperação da memória histórica da humanidade, ao sentimento de fatalismo que predomina na vivência do povo latino-americano. Verifica-se ainda, que O Livro dos Abraços é composto por fragmentos de memórias, os quais representam sentimentos universais do povo latino-americano, em que o autor evidencia compaixão com as vivências de seu povo, enformando-os esteticamente. Desse modo, o conteúdo da obra, a história do povo latino-americano, uma história de tantas injustiças, ganha a forma na vivência pessoal e coletiva representada poeticamente. Portanto, novos sentimentos e emoções podem ser desenvolvidos ao entrarmos em contato com a obra. O indivíduo pode entrar em contato com sentimentos que talvez não se apercebesse, transformando, com isso, a pessoa que os sente; o que gera um desenvolvimento humano na totalidade.
Abstract: Emotions are traditionally understood in our society as negative, as a result of irrationality, internal forum, and should be contained based on individual capacity. However, this study presents emotions in a radically opposite direction – they should not be contained but rather understood, which generates self-control of conduct. This research analyzes emotions and their role in human development mediated by art. The objective is to systematize theoretical elements of Vigotskian theory that contribute to a deeper understanding of the role of emotions in producing human development and the role of art in mediating that development. Specifically, the study seeks to: 1) systematize the fundamentals of Vigotskian art theory and their possible implications in the psychologist's practice; 2) develop a theoretical and methodological understanding of Vigotskian emotion theory and its contemporary interlocutors; 3) interpret Eduardo Galeano's literary work The Book of Embraces based on the theoretical precepts developed previously. The study systematizes Vigotskian art theory fundamentals based on a theoretical-conceptual study of the author's book Psychology of Art, resulting in the presentation of the objectively analytical method that supported the interpretation of the chosen work, as well as deepening the concepts of catharsis, art as the social in us, and art as a social technique of feelings. The transformative nature of art is highlighted, accompanied by elaborations on the potential uses of art in the context of psychotherapy. The second stage systematizes Vigotskian emotion theory based on his book Theory of Emotions, resulting in the identification of emotions based on a critique of the organic theory of emotions rooted in Cartesian philosophy and proposing Spinozan characteristics of development, transformation, and motivation of emotions. Additionally, the study engages in a dialogue with contemporary literature through the metasynthesis of 17 articles on the concept of emotion in Vigotskian theory, resulting in 7 conceptual sub-themes: a) emotion as a form of communication; b) emotion in unity with reason (affect and intellect unity); c) emotion in its motivational role (affective-volitional basis of actions); d) emotions develop/transform; e) emotions in relation to the social environment; f) emotion as a higher psychological function; g) emotion as a function that permeates other psychological functions. The final stage results in the interpretation of The Book of Embraces added to the concept of fatalism coined by Martín-Baró. The book represents a way of coping by recovering the historical memory of humanity, the feeling of fatalism that dominates the experience of Latin American people. It is composed of fragments of memories that represent universal feelings of the Latin American people, with the author demonstrating compassion for his people's experiences and shaping them aesthetically. Thus, the book's content, the history of the Latin American people, a history of so many injustices, takes shape in personal and collective experiences represented poetically. Therefore, new feelings and emotions can be developed by engaging with the work. The individual can connect with feelings that they may not have been aware of, transforming the person who feels them, resulting in human development in totality.
Palavras-chave: Emoções
Arte
Teoria vigotskiana
O livro dos abraços (Obra literária)
Emotions
Vigotski
Art
Galeano
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: PACHECO, Sofia Uchôa Cavalcanti. Arte e o desenvolvimento das emoções: uma interpretação objetivamente analítica da obra literária O livro dos abraços de Eduardo Galeano. 2023. 160 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11859
Data do documento: 27-abr-2023
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