00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11819
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação das ameaças à tartaruga-verde (Chelonia mydas) em ambiente recifal
Título(s) alternativo(s): Evaluating threats to green turtles (Chelonia mydas) on coastal reef habitats
Autor(es): Oliveira, Priscilla Monteiro de
Primeiro Orientador: Santos, Robson Guimarães dos
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Guilherme Ramos Demétrio
metadata.dc.contributor.referee2: Andrades, Ryan Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Miranda, Ricardo Jessouroun de
Resumo: As alterações antrópicas afetam profundamente a dinâmica costeira e a manutenção dos ecossistemas. Essas alterações e o crescimento da população humana são conhecidos por serem as origens de muitas ameaças às tartarugas verdes (Chelonia mydas), um megaherbívoro marinho de vida longa. Aqui, buscou-se entender a distribuição espacial de C. mydas na mais extensa unidade de conservação marinha federal brasileira - a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) - e como ela está associada a diversas ameaças: pesca, fibropapilomatose, ingestão de lixo e empobrecimento da dieta. Para isso, foram utilizadas imagens aéreas obtidas por drones de pesquisa para identificar a localização das tartarugas, e um banco de dados de tartarugas encalhadas com informações sobre: presença/ausência e severidade de fibropapilomatose, quantidade de plástico ingerido e identificação de itens alimentares ingeridos. Também foram utilizados dados de lixo nas praias e cobertura bentônica da APACC. Foram investigas as relações entre os locais de maior agregação de C. mydas e os itens considerados como ameaças diretas ou cumulativas, buscando definir “hotspots” para conservação da espécie a nível local. Os resultados demonstram que C. mydas apresenta uma distribuição heterogênea ao longo da costa, com áreas de alta concentração. As regiões central e sul da APACC são os locais de maior densidade de tartarugas. Por fim, destacam-se as cidades de Maceió e Japaratinga como áreas prioritárias para a intensificação das ações conservacionistas, por apresentarem altos níveis de múltiplas ameaças e alta densidade de tartarugas.
Abstract: Sem abstract.
Palavras-chave: Tartaruga-verde – conservação – habitat
Tartaruga-verde – captura acidental
Áreas marinhas – urbanização
Zona costeira – poluição
Marine protected areas
Urbanization
Coastal zone
Anthropogenic impacts
Plastic pollution
By-catch
ALAN
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos
Citação: OLIVEIRA, Priscilla Monteiro de. Avaliação das ameaças à tartaruga-verde (Chelonia mydas) em ambiente recifal. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) – Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11819
Data do documento: 23-fev-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação das ameaças à tartaruga-verde (Chelonia mydas) em ambiente recifal.pdf1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.