00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11789
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Química e cultura Pop: Elaboração de uma cartilha com propostas educacionais como ferramenta didática para educação básica
Título(s) alternativo(s): CHEMISTRY AND POP CULTURE: ELABORATION OF A BOOKLET WITH EDUCATIONAL PROPOSALS AS A DIDACTIC TOOL FOR BASIC EDUCATION
Autor(es): Santos, Richard Matheus Nascimento dos
Primeiro Orientador: Silva, Mônica Araújo da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Soares, Carla Juliana Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Xavier, Jadriane de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Elitânia da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Vitória Cristina Pereira de Oliveira
Resumo: As transformações culturais e os arquétipos que a sociedade moderna vem passando levam a mudanças na forma do homem compreender cientificamente o mundo. Ao citar transformações, podemos destacar a influência do cinema, televisão, história em quadrinhos e o considerável aumento do uso da internet e seus serviços. Diante do exposto, delineou-se o objetivo geral desta investigação a construção de uma cartilha com fins educacionais para o ensino de química através de animes e super-heróis, elementos da cultura pop. O universo da pesquisa constituiu-se de grupos de alunos de química e ciências da educação básica, a partir da aplicação de um questionário em sala de aula. Como resultado desse estudo, foram selecionadas as respostas de maior incidência para a construção do material didático. A cartilha apresenta quatro propostas sobre: Modelos atômicos e Dragon Ball; Naruto e o Teste da chama; Darkseid e a Entropia; e Heróis e a Radioatividade. As propostas foram analisadas por 15 professores de química da educação básica com a finalidade de avaliar e validar as propostas de acordo com os conteúdos químicos apresentados. Conclui-se que a cartilha é um recurso que pode ser utilizado em sala de aula, principalmente ao considerar que as sugestões dos conteúdos abordados no material didático partiram dos alunos, sendo assim uma excelente opção para o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The cultural transformations and archetypes that modern society has been going through lead to changes in the way man understands the world scientifically. When mentioning transformations, we can highlight the influence of cinema, television, comics, and the considerable increase in the use of the internet and its services. In view of the above, the general objective of this research was the construction of a booklet for educational purposes for the teaching of chemistry through anime and superheroes, elements of pop culture. The universe of the research consisted of groups of chemistry and science students in basic education, from the application of a questionnaire in the classroom. As a result of this study, the answers with the highest incidence were selected for the construction of the didactic material. The booklet presents four proposals about: Atomic Models and Dragon ball; Naruto and the flame test; Darkseid and Entropy; and Heroes and the Radioactivity. The proposals were analyzed by 15 basic education chemistry teachers in order to evaluate and validate the proposals according to the chemical content presented. We conclude that the booklet is a resource that can be used in the classroom, especially when considering that the suggestions of the contents addressed in the didactic material came from the students, thus being an excellent option for the teaching and learning process.
Palavras-chave: Ensino - Química
Cartilhas - Cultura pop
Ensino aprendizagem - Química
Teaching - chemistry
Booklets - Pop Culture
Teaching learning - Chemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: SANTOS, Richard Matheus Nascimento dos. Química e cultura Pop: elaboração de uma cartilha com propostas educacionais como ferramenta didática para educação básica. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11789
Data do documento: 3-abr-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.