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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11699
Tipo: | Dissertação |
Título: | Livro didático de geografia do ensino médio: relações étnico-raciais e a hierarquização social |
Título(s) alternativo(s): | High school geography textbook: ethnic-racial relations and social hierarchization |
Autor(es): | Silva, Alycia Eduarda Oliveira da |
Primeiro Orientador: | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carvalho, Antônio Alfredo Teles de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Portugal, Jussara Fraga |
Resumo: | As discussões a respeito das relações étnico-raciais durante o processo de escolarização são fundamentais para o combate à discriminação racial, sobretudo no Ensino de Geografia. Esta dissertação de abordagem qualitativa está ancorada na seguinte questão: Como as relações étnico-raciais estão sendo abordadas nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), em três coleções aprovadas na seleção de 2018, adotadas em escolas de Alagoas, e como esta abordagem contribui para a compreensão das hierarquias sociais, e para uma melhor abordagem das relações étnico-raciais no Ensino de Geografia? Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como as relações étnico-raciais estão apresentadas nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio aprovados no PNLD para o triênio de 2018 a 2020, com vistas a discutir esta temática no Ensino de Geografia. Além desta primeira finalidade, a pesquisa pretende abordar os conceitos de relações étnico-raciais, hierarquias sociais e colonialidade como conceitos fundamentais para entender a estruturação social brasileira; historicizar o PNLD como importante programa de análise e distribuição de livros e materiais didáticos na educação pública brasileira e para o Ensino de Geografia; contextualizar as relações étnico-raciais como temática fundamental para análise socioespacial no Ensino de Geografia; analisar a abordagem do conceito de relações étnico-raciais e hierarquização social nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio do PNLD 2018; identificar as principais linguagens apresentadas e indicadas nas coleções para abordar conteúdos relacionados ao conceito de relações étnico-raciais e como estes podem ajudar o professor a discutir questões voltadas para a hierarquização da população brasileira, possibilitando um Ensino de Geografia para o combate as formas de manifestação do racismo. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa estiveram ancorados na análise dos seguintes documentos: a coleção didática - Geografia, leituras e interação de autoria de Aloísio Goettems Arno e Antonio Luís Joia aprovada no PNLD 2018 do Ensino Médio (EM) do triênio 2018-2020; da obra didática Geografia das Redes, o mundo e seus lugares, de autoria de Douglas Santos, coleção escolhida e adotada também para o EM no estado de Alagoas, para o triênio de 2018 a 2020 e a obra Geografia em rede, de autoria de Edilson Adão e Laercio Furquim Jr, também do PNLD 2018-2020. Além das análises dessas três coleções, utilizamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que concerne às questões pertinentes ao componente Geografia e o Guia Digital dos PNLD de Geografia de 2018, além de consultarmos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e analisarmos algumas teses e dissertações que tratam da temática em questão. As abordagens apresentadas nesta dissertação são imprescindíveis para o Ensino de Geografia, tendo em vista que o estudo das relações étnico-raciais é importante para o desenvolvimento do pensamento socioespacial, bem como poderá contribuir para a formação continuada do professor de Geografia, além de possibilitar futuras reflexões e publicações sobre os conceitos de relações étnico-raciais e hierarquização social. Mediante a avaliação infere-se que a temática étnico-racial é abordada de forma insuficiente nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio, permanecendo obstante o objetivo de promover uma educação para a diversidade, em que a cultura africana e afrobrasileira sejam ensinadas como fundamentais para o entendimento e leitura do espaço geográfico. |
Abstract: | Discussions about ethnic-racial relations during the schooling process are fundamental for combating racial discrimination, especially in Geography Teaching. This qualitative approach dissertation is anchored in the following question: How are ethnic-racial relations being addressed in the High School Geography textbooks of the National Book and Teaching Material Program (PNLD), in three collections approved in the 2018 selection, adopted in schools in Alagoas, and how does this approach contribute to the understanding of social hierarchies, and to a better approach to ethnic-racial relations in Geography Teaching? In this sense, this research has as main objective to analyze how ethnic-racial relations are presented in the Geography textbooks of High School approved in the PNLD for the triennium from 2018 to 2020, with a view to discussing this theme in the Teaching of Geography. In addition to this first purpose, the research intends to discuss the concepts of ethnic-racial relations, social hierarchies and coloniality as fundamental concepts to understand the Brazilian social structure; historicize the PNLD as an important program for the analysis and distribution of books and teaching materials in Brazilian public education and for the Teaching of Geography; discuss ethnic-racial relations as a fundamental theme for socio-spatial analysis in Geography Teaching; analyze the approach to the concept of ethnic-racial relations and social hierarchy in the 2018 PNLD High School Geography textbooks, approved and selected in public schools in the state of Alagoas; identify the main languages presented and indicated in the collections to address content related to the concept of ethnic-racial relations and how these can help the teacher to discuss issues aimed at the hierarchy of the Brazilian population, enabling a Geography Teaching to combat the forms of manifestation of racism. The methodological procedures used in this research were anchored in the analysis of the following documents: the didactic collection - Geography, readings and interaction authored by Aloísio Goettems Arno and Antonio Luís Joia approved in the 2018 PNLD of High School (EM) for the 2018-2020 triennium, used in state schools in the state of Alagoas; of the didactic work Geografia das Redes, o mundo e seus Lugares, by Douglas Santos, a collection chosen and adopted also for the EM in the state of Alagoas, for the triennium from 2018 to 2020 and the work Geografia em Rede, by Edilson Adão and Laercio Furquim Jr, also from the PNLD 2018-2020, adopted in public schools in Alagoas. In addition to the analysis of these three collections, we used the National Curricular Common Base (BNCC) regarding issues relevant to the Geography component and the 2018 PNLD Geography Digital Guides, in addition to consulting the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and we analyze some theses and dissertations that deal with the subject in question. The approaches presented in this dissertation are essential for the Teaching of Geography, given that the study of ethnic-racial relations is important for the development of geographic reasoning and socio-spatial thinking, as well as contributing to the continuing education of the Geography teacher, in addition to to enable future reflections and publications on the concepts of ethnic-racial relations and social hierarchy. Through the evaluation, it is inferred that the ethnic-racial theme is insufficiently addressed in the Geography textbooks of High School, despite the objective of promoting an education for diversity, in which African and Afro-Brazilian culture are taught as fundamental for the understanding and reading of the geographic space. |
Palavras-chave: | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) Geografia - Estudo e ensino Relações étnicas Relações raciais Hierarquia social Livros didáticos National Book and Teaching Material Program (PNLD) Geography - Study and teaching Ethnic-racial relations Social hierarchies Textbook |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | SILVA, Alycia Eduarda Oliveira da. Livro didático de geografia do ensino médio: relações étnico-raciais e a hierarquização social. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11699 |
Data do documento: | 24-ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA |
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