00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11582
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O eu em guerra em Neon Genesis Evangelion
Título(s) alternativo(s): The "self" in war in Neon Genesis Evangelion
Autor(es): Carvalho, Marina Vasconcelos de
Primeiro Orientador: Andrade, Cleyton Sidney de
metadata.dc.contributor.referee1: Lang, Charles Elias
Resumo: Ao assistir o anime Neon Genesis Evangelion (1995), em uma tradução livre “Criação de uma nova era” nos deparamos com um mundo pós apocalíptico, em que um grande desastre mundial denominado de “segundo impacto” acontece nos anos 2000. Em 15 anos a humanidade se reergueu, nos apresentando a cidade chamada Tóquio 3. Nesse contexto somos apresentados a Shinji Ikari, um garoto de 14 anos nascido logo após o segundo impacto, que acaba de ser convocado por seu pai, Gendou Ikari, para pilotar o robô gigante EVA 01. O anime de robôs e guerra nos leva a uma trama de personagens, relações e afetos. De acordo com a história de guerras do Japão e sua performance mundial desde a abertura do país para o mundo na era Meiji (1868-1912), a opinião pública e militar em relação a rendição era bastante negativa. A essa altura da guerra, a força militar era vista como insuficiente para continuar, ainda assim quando a rendição foi finalmente assinada, a reação nacional foi de descrença e vergonha. A partir da década de 70, os animes recebem um foco em roteiros baseados em mundos pós apocalípticos, com interferência da tecnologia em um cenário de futuros distópicos mas, com a repetição em uma história que relata um povo em fase de reconstrução após uma tragédia de grande escala. Aqui então temos a recorrente referência da história e cultura nipônica no nosso objeto de estudo, a construção em um contexto onde pouco resta aos sobreviventes a não ser reconstruir com o que restou, a insistência aqui na renomeação da cidade como a mesma remete a unificação do Japão em reerguer como país. A narrativa de um grande desastre e a necessidade de se restabelecer aparece com uma constância pertinente nas animações japonesas, mas aqui o autor se utiliza desse ponto familiar para demonstrar o fardo da sobrevivência e da existência, o cenário pós guerra que inscreve como essencial a necessidade de recontar a história do nosso herói a partir do que representa uma fissura na história do Japão.
Abstract: When watching the anime Neon Genesis Evangelion (1995), in a free translation “Creation of a new era”, we are faced with a post-apocalyptic world, in which a great global disaster called “second impact” takes place in the 2000s. In 15 years humanity has risen, presenting us with a city called Tokyo 3. In this context we are introduced to Shinji Ikari, a 14-year old boy born shortly after the second impact, who has just been summoned by his father, Gendou Ikari, to pilot the giant robot EVA 01. The anime of robots and war takes us to a plot of characters, relationships and affections. In line with Japan's war history and its worldwide performance since the country's opening to the world in the Meiji era (1868- 1912), public and military opinion towards surrender was quite negative. By this point in the war, military strength was seen as insufficient to continue, yet when surrender was finally signed, the national reaction was of disbelief and shame. From the 1970s, anime focuses on scripts based on post-apocalyptic worlds, with interference from technology in a scenario of dystopian futures, but with repetition in a story that tells a people in the reconstruction phase after a tragedy of great scale. Here we have the recurring reference to Japanese history and culture in our object of study, the construction of a scenario where the survivors have little left but to rebuild with what remains, the insistence here on renaming the city as it refers to the unification of Japan in rebuilding as a country. The narrative of a great disaster and the need to recover appears with pertinent constancy in Japanese animations, but here the author uses this familiar point to demonstrate the burden, of survival and existence, the post-war scenario that inscribes as essential the need to retell our hero's story from what represents a fissure in Japanese history.
Palavras-chave: Anime
Evangelion (Filme)
Psicanálise
Segunda Guerra
Anime
Evangelion (Film)
Psychoanalysis
World War II
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: CARVALHO, Marina Vasconcelos de. O eu em guerra em Neon Genesis Evangelion. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11582
Data do documento: 20-abr-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O eu em guerra em Neon Genesis Evangelion.pdf
  Until 2024-06-16
554.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.