00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11414
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A geografia escolar e a reforma do ensino médio
Título(s) alternativo(s): School geography and high school reform
Autor(es): Anastácio, Carolyne Duarte
Silva, Deise Mariana Soares da
Primeiro Orientador: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Gilcileide Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee2: Raggi, Mariana Guedes
Resumo: A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e possibilitou mudanças na estrutura do Ensino Médio, o qual compreende um aumento no tempo mínimo do estudante na escola, que passou de 800 horas para 1000 horas anuais até 2022, sob a expectativa de um aumento progressivo para 1400 horas anuais. A lei assegura também que ao menos 60% da carga horária deve ser dedicada a unidades curriculares comuns, enquanto 40% aos itinerários formativos. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar e analisar as concepções dos professores de Geografia sobre a Reforma do Ensino Médio e suas implicações no exercício no ambiente escolar. A Geografia Escolar dispõe de uma estrutura conceitual singular e conhecimentos comungados com outras ciências, que quando organizados com o objetivo de ensino, consolidam sua configuração. Este trabalho está ancorado na metodologia da pesquisa qualitativa e quantitativa. Como procedimentos metodológicos foram realizados levantamentos bibliográficos, diálogo com dez professores de Geografia de escolas públicas do município de Maceió. Na sequência, foram aplicados questionários com os dez professores de Geografia do Ensino Médio, com doze questões, através do envio por e-mail, tabulação dos dados, elaboração de quadro, gráficos e, por fim, análise dos dados coletados. A relevância deste trabalho consiste em proporcionar uma análise referente às consequências inerentes à Reforma para a Geografia enquanto componente curricular, como também incitar a reflexão dos impactos sociais provenientes da reestruturação do Ensino Médio.
Abstract: Law nº 13.415/2017 amended the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), and made possible changes in the structure of Secondary Education, which includes an increase in the minimum time of the student in school, which went from 800 hours to 1000 hours per year until 2022, with the expectation of a progressive increase to 1400 hours per year, it also ensures that at least 60% of the workload must be dedicated to common curricular units, while 40% to training itineraries. In this context, the present work aims to investigate and analyze the conceptions of Geography teachers about the High School Reform, and its implications in the exercise in the school environment. School Geography has a unique conceptual structure and knowledge shared with other sciences, which, when organized with the aim of teaching, consolidate its configuration. This work is anchored in the methodology of qualitative and quantitative research. As methodological procedures, bibliographic surveys were carried out, dialogue with ten Geography teachers from public schools in the city of Maceió. In the sequence, questionnaires were applied to the ten high school Geography teachers, with eight questions, by sending them by e-mail, tabulating the data, creating a table and graphs, and finally, analyzing the collected data. The relevance of this work is to provide an analysis regarding the consequences inherent to the Reform for Geography as a curricular component, as well as to encourage reflection on the social impacts arising from the restructuring of Secondary Education.
Palavras-chave: Ensino médio - Reforma educacional
Geografia escolar
High school reform
School geography
New high school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: ANASTÁCIO, Carolyne Duarte; SILVA, Deise Mariana Soares da. A geografia escolar e a reforma do ensino médio. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11414
Data do documento: 13-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A geografia escolar e a reforma do ensino médio.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.