00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11387
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pandemia e prática docente: as dificuldades enfrentadas por professores durante o ensino remoto emergencial
Autor(es): Alves, Gessylia Moura
Primeiro Orientador: Oliveira, Jorge Eduardo de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Cezar Nonato Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo compreender os desafios enfrentados por professores e professoras do ensino Básico em escolas da cidade de Natal-RN no processo de ensino e aprendizagem no período de implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia da Covid-19. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativo e quantitativo. baseou-se primeiramente em um levantamento bibliográfico acerca das categorias: estratégias de ensino; dificuldades encontradas; usos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TDIC’s), em plataformas acadêmicas tais como, Scielo e Google Acadêmico. No segundo momento realizou-se uma coleta de dados primários acerca da prática docente durante a pandemia, para tanto foi elaborado um questionário virtual, com perguntas abertas e fechadas, encaminhada para professores e professoras que atuam em sua maioria na rede pública de ensino do município de Natal-RN e estavam matriculados no Centro Estadual de Capacitação de Professores no decorrer da pesquisa. Na terceira etapa, realizou-se as análises e discussões dos dados coletados com base nas leituras realizadas ao longo da realização deste trabalho. Como resultados, percebeu-se que o cenário da pandemia exigiu dos docentes uma maior adequação de suas práticas e estratégias de ensino, como também possibilitou conhecer os desafios que ainda precisam ser superados na área educacional, a exemplo o uso de tecnologias na educação.
Palavras-chave: Prática Pedagógica.
Ensino Remoto.
Covid-19.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: ALVES, Gessylia Moura. Pandemia e prática docente: as dificuldades enfrentadas por professores durante o ensino remoto emergencial. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11387
Data do documento: 24-ago-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pandemia e prática docente - as dificuldades enfrentadas por professores durante o ensino emergencial.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.