Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11387
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Pandemia e prática docente: as dificuldades enfrentadas por professores durante o ensino remoto emergencial |
Autor(es): | Alves, Gessylia Moura |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Jorge Eduardo de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Cezar Nonato Bezerra |
metadata.dc.contributor.referee2: | Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo compreender os desafios enfrentados por professores e professoras do ensino Básico em escolas da cidade de Natal-RN no processo de ensino e aprendizagem no período de implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia da Covid-19. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativo e quantitativo. baseou-se primeiramente em um levantamento bibliográfico acerca das categorias: estratégias de ensino; dificuldades encontradas; usos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TDIC’s), em plataformas acadêmicas tais como, Scielo e Google Acadêmico. No segundo momento realizou-se uma coleta de dados primários acerca da prática docente durante a pandemia, para tanto foi elaborado um questionário virtual, com perguntas abertas e fechadas, encaminhada para professores e professoras que atuam em sua maioria na rede pública de ensino do município de Natal-RN e estavam matriculados no Centro Estadual de Capacitação de Professores no decorrer da pesquisa. Na terceira etapa, realizou-se as análises e discussões dos dados coletados com base nas leituras realizadas ao longo da realização deste trabalho. Como resultados, percebeu-se que o cenário da pandemia exigiu dos docentes uma maior adequação de suas práticas e estratégias de ensino, como também possibilitou conhecer os desafios que ainda precisam ser superados na área educacional, a exemplo o uso de tecnologias na educação. |
Palavras-chave: | Prática Pedagógica. Ensino Remoto. Covid-19. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | ALVES, Gessylia Moura. Pandemia e prática docente: as dificuldades enfrentadas por professores durante o ensino remoto emergencial. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11387 |
Data do documento: | 24-ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pandemia e prática docente - as dificuldades enfrentadas por professores durante o ensino emergencial.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.