00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: O papel do contato com o olhar para o compartilhamento da atenção em casos de crianças com transtorno do espectro autista
Título(s) alternativo(s): The mutual gazing role to the joint attention in autistic spectrum disorder
Autor(es): Vasconcelos, Thaís Beril Pimentel
Primeiro Orientador: Silva, Nadja Maria Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Emmanuelle Christine Chaves da
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar o papel do contato com o olhar nas situações de atenção compartilhada em casos de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Partimos de pressupostos da Psicologia Cultural na qual, o desenvolvimento humano se revela na história das interações de cada pessoa com o mundo, que são mediadas pela linguagem. Com essa perspectiva, investimos em uma alternativa ao predomínio de estudos que se dedicam à identificação de aspectos neurocomportamentais na comunicação nos casos de TEA. Justificamos a relevância dessa alternativa com base na complexidade dos processos psicológicos, que não podem ser tratados apenas como processos de natureza neurológica. Reconhecemos nesse estudo as discussões sobre a comunicação que tratam da ampla interdependência ativa entre falante, ouvinte e significação. Essa interdependência é preterida nas explicações mais tradicionais, que simulam a comunicação humana em programas de computadores. Os participantes da presente pesquisa foram uma terapeuta e duas crianças com o diagnóstico de TEA, que não fazem uso da fala e sua terapeuta. Tratou-se de um estudo longitudinal de dois casos. O material empírico analisado foi composto por 19 vídeos com duração média de 30 minutos. Esses vídeos consistiram em registros dos participantes envolvidos em atividades terapêuticas. A partir de uma análise microgenética dos registros videográficos, capturamos seis frames, através dos quais discutimos o papel do contato com o olhar no funcionamento da atenção compartilhada. Nos resultados, destacamos que o contato com o olhar fez parte de uma sequência mínima de ações e respostas que ancorou uma ampla variabilidade de situações de responsividade. Essa variabilidade que deu visibilidade ao exercício de um papel ativo das crianças com TEA que não fazem uso de fala na sua relação com a terapeuta. Observamos que o alinhamento entre ações da terapeuta e respostas das crianças, ou vice-versa foi preservado, inclusive na variabilidade da responsividade, pressupondo-se a atenção da criança para o ambiente. Concluímos que a atenção foi conduzida por interesses, exercida no âmbito dos processos comunicativos e, necessariamente, tratou-se de uma situação de compartilhamento de significados. Destacamos ainda que a expressão de particularidades das crianças e da terapeuta na responsividade foi refletida como razão para as variações e estiveram relacionadas com a história da relação da criança com o objeto/evento que foi envolvido na situação comunicativa. A expressão de particularidades na responsividade confirmou, então, o nível da intersubjetividade nos processos comunicativos.
Abstract: The present research aimed to investigate the mutual gazing role in situations of joint attention in cases of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). We start from assumptions of Cultural Psychology in which human development is revealed in the history of each person's interactions with the world, which are mediated by language. With this perspective, we invested in an alternative to the predominance of studies dedicated to the identification of neurobehavioral aspects in communication in cases of ASD. We justify the relevance of this alternative based on the complexity of psychological processes, which cannot be treated only as processes of a neurological nature. We recognize in this study the discussions about communication that deal with the broad active interdependence between speaker, listener and meaning. This interdependence is neglected in more traditional explanations, which simulate human communication in computer programs. The participants of the present research were two children diagnosed with ASD, who do not use speech and their therapist. This was a longitudinal study of two cases. The empirical material analyzed consisted of 19 videos with an average duration of 30 minutes. These videos consisted of recordings of participants involved in therapeutic activities. From a microgenetic analysis of the interaction that was videotaped records, we captured six frames, through which we discussed the mutual gazing role in the joint attention. In the results, we highlight that mutual gazing was part of a minimal sequence of actions and responses that anchored a wide variability of responsiveness situations. This variability gave visibility to the agentivity by children with ASD who do not use speech in communicative situations. We observed that the alignment between the therapist's actions and the children's responses, or vice versa, was preserved in the variability of responsiveness. In this way, we point to the child's attention for environment. We conclude that this attention was driven by interests and it was exercised within the scope of communicative processes, so that it was, necessarily a situation of sharing meanings. We also emphasize that the expression of the children's and the therapist's particularities in responsiveness was reflected as a reason for the variations and were related to the history of the child's relationship with the object/event that was involved in the communicative situation. The expression of particularities in responsiveness confirmed, then, the level of intersubjectivity in communicative process.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Contato com o olhar
Atenção compartilhada
Comunicação
Autistic spectrum disorder
Mutual gazing
Joint attention
Communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: VASCONCELOS, Thaís Beril Pimentel. O papel do contato com o olhar para o compartilhamento da atenção em casos de crianças com transtorno do espectro autista. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11357
Data do documento: 14-nov-2022
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