00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11354
Tipo: Dissertação
Título: Práticas psicológicas nas situações de riscos e desastres socioambientais: o uso das tecnologias de informação e comunicação durante a pandemia
Autor(es): Porfirio, Hygina Coelho
Primeiro Orientador: Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Michael Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardes, Jefferson de Souza
Resumo: As práticas psicológicas, nas situações de riscos e desastres socioambientais, têm ganhado novos contornos para a sua intervenção e compreensão desses fenômenos. O objetivo desta pesquisa é compreender as mudanças no atendimento psicológico com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no período da pandemia da Covid19. Fundamenta-se no referencial teórico-metodológico das Práticas Discursivas e Produção de Sentidos, norteado pelo Construcionismo Social. Para construção das informações identificamos os documentos de domínio público, produzidos pelo Conselho Federal de Psicologia, que normatizam o uso das TIC’s e uma roda de conversa online com cinco profissionais de psicologia que atuam com atendimento psicológico de diferentes setores do estado de Alagoas, e vivenciaram o uso das TIC’s no momento da pandemia em suas práticas. A análise dos documentos de domínio público e das falas das profissionais na roda de conversa online possibilitou compreender que o uso das TIC’s nas práticas psicológicas foram fundamentais no período pandêmico. Ainda que houvessem ressalvas e inseguranças acerca do uso desses dispositivos, essa mesma cautela foi possível identificar nas ações do próprio órgão regulador da profissão. Entretanto, ao utilizá-las as profissionais puderam reconhecer sua eficiência e praticidade, bem como foram prontamente regulamentadas.
Abstract: Psychological practices, in situations of socio-environmental risks and disasters, have gained new contours for their intervention and understanding of these phenomena. The objective of this research is to understand the changes in psychological care with the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the period of the Covid-19 pandemic. It is based on the theoretical-methodological framework of Discursive Practices and Production of Meanings, guided by Social Constructionism. To build the information, we identified public domain documents, produced by the Federal Council of Psychology, which regulate the use of ICT's and an online conversation wheel with five psychology professionals who work with psychological care in different sectors of the state of Alagoas, and experienced the use of ICTs at the time of the pandemic in their practices. The analysis of public domain documents and the speeches of professionals in the online conversation circle made it possible to understand that the use of ICTs in psychological practices were fundamental in the pandemic period. Although there were caveats and insecurities about the use of these devices, this same caution was possible to identify in the actions of the profession's regulatory body. However, when using them, professionals were able to recognize their efficiency and practicality, as well as being promptly regulated.
Palavras-chave: Prática psicológica
Covid-19
Tecnologia da informação e da comunicação
Construcionismo social
Psychological practices
Covid-19 pandemic
Information and communication technologies
Social constructionism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: PORFIRIO, Hygina Coelho. Práticas psicológicas nas situações de riscos e desastres socioambientais: o uso das tecnologias de informação e comunicação durante a pandemia. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11354
Data do documento: 6-out-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.