00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11347
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Considerações sobre a pesquisa e o ensino de sociologia numa escola pública estadual de educ. básica de Porto Calvo
Autor(es): Oliveira, Neurykson Eglystone da Rocha
Primeiro Orientador: Feijó, Fernanda
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Welkson Pires da
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Jordânia de Araújo
Resumo: Esta pesquisa tem por base o fruto das atividades desenvolvidas nos estágios supervisionados, sendo organizada em duas partes: na primeira são apresentados indicadores das características gerais da escola ao trazer a organização das informações contextuais coletadas, a segunda parte é dedicada à apresentação dos planejamentos elaborados e relatos de aulas executadas. Seguindo o projeto político pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFAL, durante os estágios buscamos: 1) fazer o acompanhamento in loco do processo de organização e gestão da Escola, 2) reunir informações sobre seus problemas, atividades cotidianas e sobre a gestão dos processos educacionais, 3) observar e relatar as atividades da disciplina de Sociologia, 4) analisar as condições de trabalho, planejamento e metodologias dos professores, 5) planejar e executar aulas e 6) Relatar os desafios postos ao planejamento de aulas de Sociologia/Ciências Sociais. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e estatísticas. Foram planejadas experiências para ambientação e para o levantamento inicial de informações primárias, haja vista a elaboração de indicadores que permitiram a identificação de características gerais da escola e o planejamento de aulas mais condizentes com as expectativas e vivências dos estudantes. Em suma, este trabalho apresenta algumas etapas e procedimentos que podem ser utilizados na análise de alguns aspectos da realidade escolar, trata-se de um estudo parcial, desenvolvido para fomentar o planejamento de ações pedagógicas dialógicas, interdisciplinares e integradoras, mais condizentes com as expectativas e condições de aprendizagem dos estudantes.
Abstract: This research is based on the result of the activities developed in the internships, being organized in two parts, in the first, indicators of the general characteristics of the school are presented by bringing the organization of the contextual information collected. The second part is dedicated to the presentation of the elaborate plans and reports of classes performed. Following the political pedagogical project of the Bachelor's Degree in Social Sciences at UFAL, during the internships we sought to: 1) monitor the School's organization and management process in loco, 2) gather information about its problems, daily activities and management of the educational processes, 3) observe and report the activities of the Sociology discipline, 4) analyze the working conditions, planning and methodologies of the teachers, 5) plan and execute classes and 6) Report the challenges posed to the planning of Sociology classes/ Social Sciences. For this, bibliographical, documentary and statistical research was carried out. Experiments were planned for setting up and for the initial survey of primary information, considering the elaboration of indicators that allowed the identification of general characteristics of the school and the planning of classes more consistent with the expectations and experiences of the students. In short, this work presents some steps and procedures that can be used in the analysis of some aspects of the school reality, it is a partial study, developed to encourage the planning of dialogical, interdisciplinary and integrative pedagogical actions, more consistent with the expectations and learning conditions of students.
Palavras-chave: Ciências sociais - Porto Calvo (AL)
Estágio
Aula
Planejamento
Social Sciences
Internship
Classes
Planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: OLIVIERA, Neurykson Eglystone da Rocha. Considerações sobre a pesquisa e o ensino de sociologia numa escola pública estadual de educ. básica de Porto Calvo. 2023. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11347
Data do documento: 14-fev-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.