00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias ativas em projetos de ensino de botânica em uma escola de ensino integral
Autor(es): Barros, Leilane Crislane Lopes
Primeiro Orientador: Justino, Gilberto Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Lilian Carmen Lima dos
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Maria Danielle de Araújo
Resumo: As metodologias ativas têm sido utilizadas pelos docentes como estratégias didáticas para despertar o interesse e facilitar a compreensão dos estudantes pela Botânica, uma disciplina muitas vezes considerada complexa, com termos de difícil compreensão e fora do contexto moderno. A questão que norteou a pesquisa foi: De que forma o uso de metodologias ativas poderia contribuir para o ensino de Botânica no ensino médio? Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo geral verificar se as metodologias ativas poderiam contribuir para o ensino de botânica. Para chegar a esse objetivo foram definidos os seguintes objetivos específicos: caracterizar as metodologias ativas, descrever as atividades realizadas em uma escola pública, analisar as práticas e vivências nas turmas pesquisadas. Este trabalho teve uma abordagem qualitativa do tipo relato de experiência na qual buscou-se descrever e refletir sobre as atividades realizadas em duas turmas do ensino médio em uma Escola Estadual de Maceió-AL. As atividades didáticas foram realizadas em projetos de ensino que foram desenvolvidos durante toda a vivência em duas turmas (1º ano "C" e 2º ano "A") do Ensino Médio Integral. Para realização de todas as atividades, cada turma foi dividida em três grupos. As atividades foram divididas em três etapas: aula expositiva dialogada e exposição do desafio–problema, oficinas didáticas e feira de ciências. A coleta de dados foi realizada por meio de observações durante as aulas e pela análise da vivência dos estudantes. Os resultados mostraram que trabalhar com projetos de ensino de botânica são estratégias didáticas que podem despertar o interesse dos estudantes pela botânica principalmente nos conteúdos considerados mais complexos e de difícil compreensão0. Durante as aulas expositivas dialogadas os estudantes aprenderam e discutiram temas relacionados a importância das plantas no cotidiano. Nas oficinas didáticas, os estudantes trabalharam os aspectos físicos, motores, cognitivos, afetivos e sociais contribuindo para o ensino de Botânica. Nessas atividades, em média 90% dos estudantes conseguiram resolver problemas e desenvolver habilidades como a cooperação e autonomia, num processo de ensino, buscando uma aprendizagem coletiva. Cada grupo de estudantes produziu um recurso didático para explicar um determinando tema sobre as plantas que foi importante por estimular a criatividade, discutir e reforçar o conhecimento adquirido na sala de aula. Durante a feira de ciências eles apresentaram esses trabalhos, e desenvolveram a autonomia e a comunicação por meio da troca de informações e conhecimento com o público espectador. Conclui-se que as metodologias ativas podem contribuir de forma significativa para que as aulas de botânica sejam interessantes para os estudantes do ensino médio.
Abstract: Active methodologies have been used by teachers as didactic strategies to arouse interest and facilitate students’ understanding of botany, a subject often considered complex, with terms that are difficult to understand and outside the modern context. The question that guided the research was: How could the use of active methodologies contribute to teaching Botany in high school? Therefore, the present research had the general objective to verify if active methodologies could contribute to teaching botany. To reach this objective, the following specific objectives were defined: to characterize the active methodologies; to describe the activities carried out at a public school; to analyze the practices and experiences in the researched classes. This work had a qualitative approach of the experience report type, in which we sought to describe and reflect on the activities carried out in two high school classes at a state school in Maceió-AL. Didactic activities were carried out in teaching projects that were developed throughout students’ experience in two high school classes (1st grade “C “and 2nd grade “A”). To carry out all activities, each class was divided into three groups. The activities were divided into three stages: dialogued expository class and challenge–problem exposition; didactic workshops; and science fair. Data collection was carried out through observations during classes and through analysis of students’ experience. The results showed that working with botany teaching projects are didactic strategies that can arouse students’ interest in botany, especially in content considered more complex and difficult to understand by students. During the dialogued expository classes, students learned and discussed topics related to the importance of plants in everyday life. In the didactic workshops, students worked on physical, motor, cognitive, affective, and social aspects, contributing to teaching botany. In these activities, on average 90% of students were able to solve problems and develop skills such as cooperation and autonomy in a teaching process, seeking collective learning. Each group of students produced a didactic resource to explain a specific theme about plants that was important for encouraging creativity, discussing, and reinforcing the knowledge acquired in the classroom. During the science fair, they presented these works and developed autonomy and communication through exchange of information and knowledge with spectators. It is concluded that active methodologies can contribute significantly to making botany classes interesting for high school students.
Palavras-chave: Botânica - Estudo e ensino
Metodologias ativas
Estratégias didáticas
Teaching Botany
Active Methodologies
Didactic Strategies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas
Citação: BARROS, Leilane Crislane Lopes. Metodologias ativas em projetos de ensino de botânica em uma escola de ensino integral. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11333
Data do documento: 27-out-2021
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