00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11328
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ciberativismo: o Fandom como espaço político nas eleições do Brasil (2022)
Autor(es): Silva, Cynthya Batista
Primeiro Orientador: Braga Júnior, Amaro Xavier
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da
metadata.dc.contributor.referee2: Colombo, Luciléia Aparecida
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo (N)etnográfico sobre como grupos de fãstêmsetornadointerlocutoresdodebatepolíticoemrede,relacionando-oscoma crescente do Ciberativismo nas campanhas eleitoraisnoBrasil.A partir dos estudos de Henry Jenkins (1992; 2006; 2009), investiga como esses grupos de fãs organizados, chamados de fandoms, têm trazido ao espaço virtual uma nova ferramenta de ativismo político. A análise da coleta de dados online indicou que esses grupos de fãs, os fandoms, que são intrinsecamente ligados à cultura pop, têm influenciado na maneira que as campanhas eleitorais têm direcionado seu marketing digital na eleição presidencial brasileira de 2022, tornando sua estrutura à la fan mode.
Abstract: The present research has the goal to introduce a netnographic study about how groups of fans have become active spokespersons in the political debate on social media, relating them to the growth of Cyberactivism in electoral campaigns in Brazil. Based on the studies of Henry Jenkins (1992; 2006; 2009), it investigates how these groups of organized fans, called fandoms, have brought to the virtual space a new tool of political activism. The online data collection analysis indicated that these groups of fans, the fandoms, that are intrinsically linked to pop culture, have been influencing the way electoral campaigns redirect their digital marketing in the presidential election of 2022, turning its structure "à la fan mode" (in a fan way).
Palavras-chave: Brasil. Eleições (2022)
Fãs (Pessoas)
Cibercultura
Ativismo
Study of fans
electoral campaigns
Cyberactivism
Fandom
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: SILVA, Cynthya Batista. Ciberativismo: o Fandom como espaço político nas eleições do Brasil (2022). 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11328
Data do documento: 5-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ciberativismoo Fandom como espaço político nas eleições do Brasil (2022).pdf1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.