00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11325
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação ambiental nas escolas : um levantamento bibliográfico em revistas científicas brasileiras
Título(s) alternativo(s): Environmental education in schools: a bibliographic survey in brazilian scientific journals
Autor(es): Anjos, Yasmin Thainá da Silva dos
Primeiro Orientador: Rosa, Giana Raquel
metadata.dc.contributor.referee1: Duré, Ravi Cajú
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Aleilson da Silva
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento e análise das características e tendências dos artigos científicos sobre práticas de ensino de Educação Ambiental publicados nos periódicos acadêmicos brasileiros. Foi desenvolvido um levantamento bibliográfico, com abordagem quali-quantitativa, e análise de conteúdo. A coleta de dados foi feita através do levantamento nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como foco os periódicos científicos dos estrados A1, A2, A3 e A4 (quadriênio ). Foram identificadas 22 revistas após utilizar o buscador “Educação Ambiental”, identificando 1.515 artigos no primeiro levantamento. Procedeu-se a leitura dos títulos e resumos desses artigos e uma segunda seleção foi realizada, separando-se os artigos que tratavam sobre Educação Ambiental e metodologias de ensino para Educação Básica. Após este tratamento, o número de artigos caiu para 36. Para a análise de dados foi feita uma categorização das macrotendências da EA presentes nos textos, os temas geradores ou assuntos e as estratégias de ensino utilizadas nas metodologias de cada artigo. A análise evidenciou que existe uma predominância na utilização da macrotendência conservadora, embora os autores tenham utilizado abordagens metodológicas variadas.
Abstract: This work aimed to survey and analyze the characteristics and trends of scientific articles on Environmental Education teaching practices published in Brazilian academic journals. A bibliographic survey was developed, with a quali-quantitative approach, and content analysis. Data collection was carried out through a survey in the journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), focusing on the scientific journals of levels A1, A2, A3 and A4 (quadrennium). 22 journals were identified after using the descriptor “Environmental Education”, identifying 1,515 articles in the first survey. The titles and abstracts of these articles were read and a second selection was made, separating the articles that dealt with Environmental Education and teaching methodologies for Basic Education. After this treatment, the number of articles dropped to 36. For the data analysis, a categorization of the EE macrotrends present in the texts, the generating themes or subjects and the teaching strategies used in the methodologies of each article was performed. The analysis showed that there is a predominance in the use of the conservative macrotrend, although the authors have used different methodological approaches.
Palavras-chave: Educação ambiental
Macrotendências de educação ambiental
Tema gerador
Estratégias de ensino
Environmental Education
Science Didactics
Macrotrends
Teaching Strategy
Generator Themes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas
Citação: ANJOS, Yasmin Thainá da Silva dos. Educação ambiental nas escolas : um levantamento bibliográfico em revistas científicas brasileiras. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11325
Data do documento: 11-fev-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação ambiental nas escolas - um levantamento bibliográfico em.pdf653.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.