00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11315
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O encontro da música com o ensino de ciências da natureza : uma revisão sistematica de literatura
Título(s) alternativo(s): The encounter of music with the teaching of natural sciences: a systematic literature review
Autor(es): Rocha, Matheus Raimundo da
Primeiro Orientador: Mota, Maria Danielle Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Aleilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Nicácio, Saulo Verçosa
Resumo: A Música pode ser utilizada no Ensino de Ciências da Natureza de diversas formas, pode atuar ora como um recurso didático ora como um objeto de conhecimento. Sabendo que o Ensino de Ciências da Natureza possui como finalidade o desenvolvimento da Alfabetização Científica dos estudantes durante a Educação Básica, este estudo parte da seguinte questão: De que modo a Música pode ser utilizada no Ensino de Ciências da Natureza durante a Educação Básica frente ao desenvolvimento da Alfabetização Científica? Assim esse estudo teve como objetivo geral investigar de que modo a Música pode ser utilizada no Ensino de Ciências da Natureza durante a Educação Básica frente ao desenvolvimento da Alfabetização Científica. Para alcançar o objetivo proposto, esse estudo se caracterizou como uma pesquisa básica exploratória de natureza qualitativa, tendo em vista o emprego da subjetividade na pesquisa. Assim, como técnica de coleta de dados foi escolhida a pesquisa bibliográfica do tipo Revisão Sistemática de Literatura nos anais dos principais eventos do Ensino de Ciências da Natureza: Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências, Encontro Nacional de Ensino de Biologia, Encontro Nacional de Ensino de Química e Simpósio Nacional de Ensino de Física. Desse modo, foi realizado uma busca com o descritor “music” nos anais dos eventos destacados em um recorte temporal de dez anos. Foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) para analisar, compreender, interpretar e fazer inferências acerca dos dados encontrados. No que se refere aos resultados, destaca-se que o uso de paródias foi a proposta didático-pedagógica mais utilizada nos estudos analisados, sendo protagonizado tanto pelos professores – a fim de motivar e apresentar a paródia como uma possibilidade no processo de ensino e de aprendizagem – quanto pelos estudantes que puderam exercitar sua autonomia e criatividade. Em vista disso, essa pesquisa considera que o uso da Música pode potencializar a aprendizagem de Ciências da Natureza frente a Alfabetização Científica, como também o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais inerentes ao protagonismo estudantil durante a Educação Básica.
Abstract: Music can be used in the Teaching of Natural Sciences in several ways, it can act either as a didactic resource or as an object of knowledge. Knowing that the purpose of Nature Science Teaching is the development of Scientific Literacy of students during Basic Education, this study starts from the following question: How can Music be used in Nature Science Teaching during Basic Education in face of the development of Scientific Literacy? Thus, the general objective of this study was to investigate how music can be used in the teaching of natural sciences during elementary education to develop scientific literacy. To reach the proposed objective, this study was characterized as a basic exploratory research of a qualitative nature, considering the use of subjectivity in the research. Thus, as a data collection technique, a bibliographic research of the Systematic Literature Review type was chosen, in the annals of the main events of Nature Science Teaching: National Meeting for Research and Education in Science, National Meeting for Biology Teaching, National Meeting for Chemistry Teaching and National Symposium for Physics Teaching. Thus, a search with the descriptor "music" was carried out in the annals of the highlighted events over a time span of ten years. It was used the Content Analysis proposed by Bardin (2011) to analyze, understand, interpret and make inferences about the data found. Regarding the results, it is noteworthy that the use of parodies was the most used didactic-pedagogical proposal in the analyzed studies, being carried out both by teachers - in order to motivate and present the parody as a possibility in the teaching and learning process - and by students who could exercise their autonomy and creativity. In view of that, this research considers that the use of music can enhance the learning of Natural Sciences in relation to Scientific Literacy, as well as the development of socioemotional skills and competences inherent to student protagonism during Basic Education.
Palavras-chave: Música
Ciências da natureza
Alfabetização científica
Music
Nature science teaching
Scientific literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas
Citação: ROCHA, Matheus Raimundo da. O encontro da música com o ensino de ciências da natureza: uma revisão sistemática de literatura. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11315
Data do documento: 29-nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O encontro da música com o ensino de ciências da natureza - uma revisão.pdf972.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.