00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11276
Tipo: Dissertação
Título: Seções cônicas: uma sequência didática no ensino médio utilizando o geogebra
Título(s) alternativo(s): Sections taper: a sequence teaching in secondary education using geogebra
Autor(es): Vidal, Francisco Aureliano
Primeiro Orientador: Santos, Givaldo Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, José da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Guerra, Ediel Azevedo
Resumo: As cônicas são utilizadas como ferramentas em várias situações, tanto na Matemática como em outras áreas do conhecimento (Física, Engenharia, Arquitetura, Astronomia, etc.). É um tópico rico na sua constituição porque permite muitas aplicações práticas. Este trabalho tem por objetivo proporcionar ao professor de matemática do ensino médio uma sequência didática para o ensino de cônicas utilizando o software GeoGebra. Neste sentido construímos esta sequência levando em consideração as teorias de Mudança de Quadros de Régine Douady (1987) e da Transposição Didática de Yves Chevallard (1991) onde discutimos as interações entre os diferentes quadros, principalmente o algébrico e o geométrico, visualizados com o software e também a utilização da história das seções cônicas e de suas aplicações em outras áreas como fator de motivação dos alunos por este tema. A metodologia se deu através de levantamento bibliográfico, considerando obras nacionais e internacionais com especial atenção ao conteúdo cônicas, elaboração de questionário com a finalidade de diagnosticar se os alunos, do terceiro ano do ensino médio, já estudaram conteúdos de geometria analítica que são requisitos para o tema seções cônicas, abrangendo também o ponto de vista desses alunos em relação à importância das cônicas em outros campos do conhecimento. Além disso, foi feita uma análise de quatro livros didáticos aprovados pelo MEC com o intuito de verificar como trazem para a sala de aula as seções cônicas enquanto saber a ensinar e de que modo estas obras trabalham as aplicações deste conteúdo no cotidiano e em outras áreas do conhecimento. A pesquisa em sala de aula efetivou-se por meio da aplicação da sequência didática com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do interior de Alagoas, com a realização de dez encontros programados para a aplicação da mesma. Os resultados alcançados nos permitem afirmar que esta forma de se ensinar este conteúdo pode, de fato, contribuir para a efetivação da aprendizagem. Esperamos contribuir com professores de Matemática para tornar o ensino deste tema mais interessante.
Abstract: Conics are used as tools in various situations, both in mathematics and in other areas of knowledge (physics, engineering, architecture, astronomy, etc..). It's a rich topic in its constitution because it allows many practical applications. This work aims to provide the teacher of high school mathematics teaching sequence for teaching conic using the software GeoGebra. In this sense we construct this sequence considering theories Change Tables Régine Douady (1987) and the Didactic Transposition Yves Chevallards (1991) where we discuss the interactions between different frames, especially the algebraic and geometric, visualized with the software and also the use of the history of conic sections and their applications in other areas such as motivating factor for the students in this topic. The methodology was through literature, considering national and international works with special attention to the content conic, questionnaire design in order to diagnose whether students, the third year of high school, have studied the contents of analytic geometry that are required for the theme conic sections, covering also the point of view of these students about the importance of conic sections in other fields of knowledge. Furthermore, an analysis of four textbooks approved by the MEC in order to see how they bring to the classroom the conic sections as knowledge to be taught and how these applications work works in the daily contents of this and other areas knowledge. The research in the classroom was accomplished by applying the instructional sequence with students of the third year of high school in a public school in the interior of Alagoas, with the holding ten meetings scheduled for implementation. The results obtained allow us to state that this form of teaching this content can, in fact, contribute to effective learning. We hope to contribute to mathematics teachers to make the teaching of this subject more interesting.
Palavras-chave: Cônicas
GeoGebra - Contexto histórico
Aplicações
Ensino
Conical
Education
Geogebra - Historical context
Applications
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: VIDAL, Francisco Aureliano. Seções cônicas: uma sequência didática no ensino médio utilizando o geogebra. 2023. 119 F. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11276
Data do documento: 14-jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Seções cônicas - uma sequência didática no ensino médio utilizando o geogebra.pdf3.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.