00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11063
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel da mediação na promoção de situações argumentativas na educação infantil
Título(s) alternativo(s): The role of mediation in promoting argumentative situations in childhood education
Autor(es): Canuto, Manuella Lira
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Angelina Nunes de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Adélia Augusta Souto de
Resumo: Focaliza-se aqui o papel da mediação em situações argumentativas com as crianças dentro de uma roda de leitura em uma turma do maternal de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Maceió/AL. O conceito de argumentação é uma atividade discursiva dotada de propriedades semiótico-dialógicas específicas dentre as quais se destaca a necessidade de justificar um ponto de vista e responder a posições alternativas. O presente estudo é caracterizado enquanto pesquisa-intervenção feita em uma turma do maternal – com faixa etária de 3 a 5 anos – na qual a estratégia metodológica aplicada foi a leitura interrompida – que consistia em parar o encadeamento do enredo para que a contadora da história pudesse realizar perguntas inferenciais. Por meio da análise quantitativa e discussão qualitativa dos dados dos episódios argumentativos, sugere-se que a metodologia empregada na leitura de livros seria eficaz na promoção da argumentação. Concluímos que para efetividade da intervenção foi preciso formar vínculo entre colaboradoras e crianças, apropriação das metodologias e das estratégias utilizadas na promoção da argumentação pelas mediadoras.
Palavras-chave: Mediação
Argumentação
Educação Infantil
Roda de História
Mediation
Argumentation
Childhood education
History wheel
Aquisição de linguagem
Aquisição de linguagem - Fatores etários
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia - Bacharelado
Citação: CANUTO, Manuella Lira. O papel da mediação na promoção de situações argumentativas na educação infantil. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11063
Data do documento: 11-mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel da mediação na promoção de situações argumentativas na educação infantil.pdf370.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.