Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11063
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel da mediação na promoção de situações argumentativas na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | The role of mediation in promoting argumentative situations in childhood education |
Autor(es): | Canuto, Manuella Lira |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Angelina Nunes de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Adélia Augusta Souto de |
Resumo: | Focaliza-se aqui o papel da mediação em situações argumentativas com as crianças dentro de uma roda de leitura em uma turma do maternal de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Maceió/AL. O conceito de argumentação é uma atividade discursiva dotada de propriedades semiótico-dialógicas específicas dentre as quais se destaca a necessidade de justificar um ponto de vista e responder a posições alternativas. O presente estudo é caracterizado enquanto pesquisa-intervenção feita em uma turma do maternal – com faixa etária de 3 a 5 anos – na qual a estratégia metodológica aplicada foi a leitura interrompida – que consistia em parar o encadeamento do enredo para que a contadora da história pudesse realizar perguntas inferenciais. Por meio da análise quantitativa e discussão qualitativa dos dados dos episódios argumentativos, sugere-se que a metodologia empregada na leitura de livros seria eficaz na promoção da argumentação. Concluímos que para efetividade da intervenção foi preciso formar vínculo entre colaboradoras e crianças, apropriação das metodologias e das estratégias utilizadas na promoção da argumentação pelas mediadoras. |
Palavras-chave: | Mediação Argumentação Educação Infantil Roda de História Mediation Argumentation Childhood education History wheel Aquisição de linguagem Aquisição de linguagem - Fatores etários |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Psicologia - Bacharelado |
Citação: | CANUTO, Manuella Lira. O papel da mediação na promoção de situações argumentativas na educação infantil. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11063 |
Data do documento: | 11-mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O papel da mediação na promoção de situações argumentativas na educação infantil.pdf | 370.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.