00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10993
Tipo: Dissertação
Título: Gamificação voltada para o ensino de geometria plana: a busca do pergaminho perdido de Euclides
Autor(es): Souza, Pablo Henrique dos Santos
Primeiro Orientador: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa Neto, Vicente Francisco de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Viviane de Oliveira
Resumo: Este trabalho tem por objetivo construir uma gamificação voltada para o ensino de geometria plana, que promova um ensino participativo. Discute a definição e principais conceitos de gamificação, identifica alguns elementos da gamificação e destaca sua importância em sala de aula. Ele foi elaborado em Google formulário, dividido em 9 obstáculos, no qual o enredo da gamificação é buscar um pergaminho perdido dos estudos de Euclides. A criação desse produto foi realizada durante a pandemia da COVID-19, quando nas escolas as aulas foram suspensas e depois retornaram de forma remota. O trabalho apresenta as dificuldades encontradas para a construção de uma gamificação em relação à narrativa, personificação, nivelamento e material utilizado. Discute ao final, possibilidades e sugestões de melhorias do produto, a fim de atingir todas as habilidades elencadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para uma turma de oitavo ano do ensino fundamental.
Abstract: This work aims to build a gamification focused on teaching flat geometry, which promotes participatory teaching. Discusses the definition and main concepts of gamification, identifies some elements of gamification and highlights its importance in the classroom. It was prepared in Google form, divided into 9 obstacles, in which the plot of the gamification is to seek a lost scroll from Euclid's studies. The creation of this product was carried out during the COVID-19 pandemic, when classes were suspended in schools and then returned remotely. The work presents the difficulties found for the construction of a gamification in relation to the narrative, personification, leveling and material used. At the end, it discusses possibilities and suggestions for product improvements, in order to achieve all the skills listed in the National Common Curricular Base (BNCC) for a class of eighth grade of elementary school.
Palavras-chave: Gamificação
Ensino participativo
Geometria plana
Gamification
Participatory teaching
Plane geometry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SOUZA, Pablo Henrique dos Santos. Gamificação voltada para o ensino de geometria plana: a busca do pergaminho perdido de Euclides. 2023. 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10993
Data do documento: 9-dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gamificação voltada para o ensino de geometria plana - a busca do.pdf11.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.