00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10970
Tipo: Dissertação
Título: Adaptação de abordagem investigativa ao modelo do ensino explícito para aula sobre organelas citoplasmáticas no ensino médio
Autor(es): Cirino, George Bergson Carvalho
Primeiro Orientador: Gitaí, Daniel Leite Góes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Landell, Melissa Fontes
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Danielle Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Mykaella Andrade de
Resumo: Aprender e ensinar biologia desafia a busca por abordagens e estratégias inovadoras que promovam a alfabetização científica, tão necessária para a formação crítica e o aprendizado significativo. A abordagem pedagógica do Ensino Explícito tem como pressupostos a busca pelos conhecimentos prévios, a demonstração conceitual e a derivação lógica dentro de perspectiva diretiva baseada em três etapas sequenciadas e integrada: modelagem, prática guiada e prática autônoma. O presente estudo teve como objetivo adaptar uma abordagem investigativa ao modelo do Ensino Explícito para aulas de Biologia. Para isto, selecionamos o tema “organelas citoplasmáticas”, regularmente abordadas no ensino médio. Inicialmente, identificaram-se os conceitos primários e derivados com o auxílio de mapa conceitual hierárquico. Com base em aulas simuladas, definimos as ferramentas estruturantes e o plano de aula que melhor conciliou os fundamentos téoricos do Ensino Explícito e a prática docente. As aulas foram ministradas na Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes para turmas do 1o ano do ensino médio, utilizando-se a abordagem Ensino Explícito integradas as atividades investigativas (grupo experimental, n = 36 estudantes) ou a metodologia convencional vigente (grupo controle, n = 39 estudantes). O desempenho dos estudantes foi avaliado com base em análises qualitativas e quantitativas. Foi aplicado questionário para avaliação de aprendizagem e a pontuação média obtida foi comparada entre os grupos experimentais e controle através de test t de Student. Observamos que no grupo controle a média obtida foi de 3,87, enquanto, no grupo experimental a média obtida 4,72. Os resultados do estudo confirmam a hipótese de que o Ensino Explícito adaptado à abordagem investigativa é eficaz para o ensino-aprendizagem de organelas citoplasmáticas cujo conteúdo é considerado complexo e de difícil assimilação. Como produto educacional foi produzida uma cartilha didática para os docentes, com o intuito de otimizar o planejamento das aulas.
Abstract: Learning and teaching biology challenges the search for innovative approaches and strategies that promote scientific literacy, so necessary for critical training and meaningful learning. The pedagogical approach of Explicit Teaching has as assumptions the search for previous knowledge, the conceptual demonstration and the logical derivation within a directive perspective based on three sequenced and integrated stages: modeling, guided practice and autonomous practice. The present study aimed to adapt an investigative approach to the explicit teaching model for biology classes. For this, we selected the theme "cytoplasmic organelles", regularly addressed in high school. Initially, the primary and derived concepts were identified with the aid of a hierarchical conceptual map. Based on simulated classes, we defined the structuring tools and the lesson plan that best reconciled the theoretical foundations of Explicit Teaching and teaching practice. The classes were taught at the State School Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes for classes of the 1st year of high school selected to receive classes based on Explicit Teaching integrated to investigative activities (experimental group, n = 36 students) or conventional methodology (control group, n = 39 students), being the most used methodology in biology classes in this teaching unit. The students' performance was evaluated based on qualitative and quantitative analyses. A questionnaire was applied to evaluate learning and the mean score obtained was compared between the experimental and control groups using student's test t. We observed that in the control group the mean obtained was 3.87, while in the experimental group the mean obtained 4.72. The results of the study confirm the hypothesis that Explicit Teaching adapted to the investigative approach is effective for teaching-learning cytoplasmic organelles considered complex and difficult to assimilate. As an educational product, a didactic booklet was produced for teachers, in order to optimize the planning of classes.
Palavras-chave: Biologia( ensino médio)
Ensino explícito
Abordagem investigativa
Organelas citoplasmáticas
Explicit Teaching
Cytoplasmic organelles
Investigative teaching
Biology teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: CIRINO, George Bergson Carvalho. Adaptação de abordagem investigativa ao modelo do ensino explícito para aula sobre organelas citoplasmáticas no ensino médio. 2023. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10970
Data do documento: 16-dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.