00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10960
Tipo: Tese
Título: Problematização da experiência e eticidade parrésica nos processos educativos
Título(s) alternativo(s): Problematization of experience and parrhesiaic ethicity in educational processes
Autor(es): Campos, Ibrahim Camilo Ede
Primeiro Orientador: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Matos, Junot Cornélio
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Elizabete Amorim de Almeida
metadata.dc.contributor.referee4: Nascimento, Ermano Rodrigues do
Resumo: A dimensão epistemológica dos processos educativos e a orientação prática subjacente à Educação qualificam-se, sob o prisma ético, à medida que os problemas teorizados e os problemas experienciados pelos docentes e discentes se entrelaçam e constituem um plexo com sentido formativo e preparatório aos desafios da vida. Para a consecução dos objetivos do trabalho, foi realizada pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória, mediante pesquisa bibliográfica das obras de Michel Fabre no campo da problematização da experiência na Educação, bem assim das obras correspondentes ao pensamento ético de Michel Foucault, em precisão, as dedicadas ao estudo da Antiguidade grega e romana no âmbito do cuidado de si e da parrésia ética. A partir destas obras que serviram como fio condutor inicial dos estudos, notadamente, A Hermenêutica do sujeito (1981-1982), O governo de si e dos outros (1982- 1983), A coragem da verdade: o governo de si e dos outros II (1983-1984) e as conferências proferidas em Berkeley (1983), foram pesquisadas fontes histórico-filosóficas primárias e secundárias que, no campo ético, desvelam diferentes concepções semânticas da parrésia, tais a parrésia socrática, cínica, estoica e plutarquiana, destacando-as com o fito de articular essa ferramenta conceitual como possibilidade educativa voltada à concepção e à prática de elementos indutores e catalisadores da problematização da experiência - a exemplo das categorias metadiscursivas do grito, do riso e do esquecimento -, concomitantemente à elaboração dos respectivos embasamentos teóricos que permitam a utilização pedagógica desses meios irreverentes e escassos nos espaços educativos, assim quanto necessários contra uma Educação logocêntrica e rarefeita de encontros de subjetividades autênticas, benevolentes e corajosas em uma dimensão de prudencialidade regulatória da vida.
Abstract: The epistemological dimension of the educational processes and the practical orientation underlying Education are qualified, from an ethical perspective, to the extent that the problems theorized and the problems experienced by teachers and students are interwoven and constitute a plexus with formative and preparatory meaning to the challenges of life. To achieve the objectives of this work, a qualitative, applied and exploratory research was carried out, through the bibliographic research of Michel Fabre's works in the field of the problematization of the experience in Education, as well as the works corresponding to Michel Foucault's ethical thought, especially those dedicated to the study of Greek and Roman Antiquity in the field of self-care and ethical parrhesia. From these works that served as the initial thread of the studies, notably, The Hermeneutics of the Subject (1981-1982), The Government of Self and Others (1982-1983), The Courage of Truth: The Government of Self and Others II (1983-1984), and the lectures given at Berkeley (1983), primary and secondary historical-philosophical sources were researched that, in the ethical field, unveil diverse semantic conceptions of parresia, such as Socratic, Cynical and Plutarchian parrhesia, highlighting them to articulate this conceptual tool as an educational possibility aimed at the conception and practice of elements that induce and catalyze the problematization of experience - such as the metadiscursive categories of scream, laughter, and forgetfulness - concomitantly with the elaboration of the respective theoretical foundations that allow the pedagogical use of these irreverent means, both scarce in educational spaces and necessary against a logocentric and rarefied Education of authentic, benevolent, and courageous subjectivities in a dimension of regulatory prudence of life.
Palavras-chave: Educação – Filosofia
Sistemas pedagógicos
Cuidado de si
Parrésia
Philosophy of education
pedagogical systems
self-care
parrhesia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CAMPOS, Ibrahim Camilo Ede. Problematização da experiência e eticidade parrésica nos processos educativos. 2023. 123 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10960
Data do documento: 15-dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Problematização da experiência e eticidade parrésica nos processos educativos.pdf4.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.