00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Theodor Adorno e emancipação: uma crítica educativa-filosófica ao modelo do novo ensino médio brasileiro
Título(s) alternativo(s): Theodor Adornment and emancipation: An educational-philosophical critique of the model of the new Brazilian high school
Autor(es): Oliveira, Emerson Silva de
Primeiro Orientador: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee1: Matos, Junot Cornélio
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, José Vicente Medeiros da
Resumo: O Brasil tem passado nos últimos anos por diversos momentos de tensão social. Isto tem levado a sociedade brasileira a promover algumas mudanças, em segmentos diversos de sua organização, embora reconheçamos que nem sempre são modificações para o seu melhor. Nesse cenário, em 2016, o governo federal promoveu, por meio de medida provisória, posteriormente transformada em lei, um conjunto de mudanças na área de educação. Fundamentada nas ideias de Theodor Adorno, esta dissertação faz uma avaliação desse movimento, por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho documental e uma natural revisão de literatura, a fim de detectarmos se essas mudanças promovidas pela nova legislação são capazes de combater os problemas a que se propusera, bem como se conseguiu promover o melhoramento nos índices do SAEB e IDEB. Afinal, o que verificamos foi se a última reforma da educação básica brasileira, em especial no Ensino Médio, se presta ao papel de emancipar os seus alunos, ou se, pelo contrário, será o reforço de mais um instrumento que visa a cristalização de um processo de semiformação dos estudantes brasileiros.
Abstract: Brazil has gone through several moments of social tension in recent years. This has led Brazilian society to promote some changes, in different segments of its organization, although we recognize that they are not always changes for the better. In this scenario, in 2016, the federal government promoted, through a provisional measure, later transformed into law, a set of changes in the area of education. Based on Theodor Adorno's ideas, this dissertation will seek to assess this movement, through a qualitative documental research and a natural literature review, in order to detect whether these changes promoted by the new legislation are able to combat the proposed problems, as well as if it managed to promote an improvement in the SAEB and IDEB indexes. After all, what we intend is to verify whether the latest reform of Brazilian basic education, especially in secondary education, lends itself to the role of emancipating its students, or if, on the contrary, it will be the reinforcement of yet another instrument aimed at the crystallization of a process of semi-formation of our young people.
Palavras-chave: Adorno, Theodor W., 1903-1969
Brasil. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017
Formação e semiformação
Emancipação (Filosofia)
Iluminismo
Formation
Semi-formation
Emancipation
Thedor Adorno
Enlightenment
Law 13,415/2017
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Emerson Silva de. Theodor Adorno e emancipação: uma crítica educativa-filosófica ao modelo do novo ensino médio brasileiro. 2024. 74 f. Dissertação (Mestre em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10930
Data do documento: 7-mar-2022
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