00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10929
Tipo: Tese
Título: A (in)visibilidade das pessoas em situação de rua: narrativas do cotidiano escolar e existências
Título(s) alternativo(s): the (in)visibility of people in street situations: school daily narratives and existences
Autor(es): Santos, Reinaldo Batista dos
Primeiro Orientador: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee3: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Veleida Anahí da
Resumo: Esta tese traz uma reflexão sobre o cotidiano das pessoas em situação de rua, na cidade de Maceió, procurando compreender a sua condição de (in)visibilidade através de imagens fotográficas (tiradas por eles) e dos diálogos provocados pelo pesquisador. Assim, trazendo à tona as suas histórias de vida e escolar, numa perspectiva social e política. Dessa forma, levanta-se a seguinte problematização central: como e o que as pessoas em situação de rua, apoiadas em registros fotográficos (realizados por elas), narram a sua condição de existência e a sua história escolar? A partir desta pergunta central, surgiu outra indagação: De que forma essas falas e registros revelam-se implicados com o contexto social e político? Para tais questionamentos, lança-se a hipótese de que as pessoas em situação de rua são (in)visibilizadas na sua condição de sujeitos portadores e produtores de culturas, ou seja, enquanto sujeitos que possuem saberes, histórias de vida e trajetórias escolares (interrompidas ou negadas). Do ponto de vista metodológico, optamos pelos estudos voltados para o Cotidiano (CERTEAU, 2019) e pela perspectiva teórico-metodológica Ecologia de Saberes (SANTOS, 2010), tendo como instrumento de coleta de dados o registro fotográfico, cujas “cenas” eram escolhidas pelos próprios sujeitos. As imagens fotográficas foram realizadas nos bairros de Jatiúca, Pajuçara, Pinheiro e Mangabeiras, que se encontram localizados na cidade de Maceió. As memórias de vida e escolar, forjadas nessas imagens, trouxeram indícios sobre as experiências (LARROSA, 1996) desses sujeitos praticantes que se (re)inventam em suas narrativas e, sobretudo, em seu cotidiano, procurando dar sentido à sua existência que parece negada pelo(s) outro(s). Daí por que nossa pesquisa procurou dar voz e vez a essas pessoas. Para tanto, trouxe-se ao diálogo autores como Certeau (2009), Santos (2010), Larrosa(1996), entre outros, para articular conceitos e fundamentos teóricos-metodológicos que pudessem sustentar as reflexões teóricas acerca de uma temática que nos obriga a lidar com os avessos. Os resultados sinalizam que as pessoas em situação de rua têm história de vida e trajetória escolar diversas, mas (in)visibilizadas por uma sociedade excludente, especialmente pela modernidade ocidental, visto que são sujeitos expostos à condição de vulnerabilidade social e econômica. Compreendeu-se, assim, a partir das imagens fotográficas e dos diálogos, que esses sujeitos buscam, de certo modo, uma "justiça social" e, ao mesmo tempo, uma "justiça cognitiva" (SANTOS, 2010), vez que as memórias, em virtude de sua dimensão subjetiva, tramam e se entranham na/pela realidade, através de (re)ações singulares e de resistência, de suas jornadas de vida e escolar.
Abstract: This thesis reflects on the daily life of homeless people in the city of Maceió, seeking to understand their condition of (in)visibility through photographic images (taken by them) and the dialogues provoked by the researcher. Thus, bringing to light their school life stories, in a social and political perspective. In this way, the following central question arises: how and what do homeless people, supported by photographic records (made by them), narrate their condition of existence and their school history? From this central question, another question arose: How do these speeches and records reveal themselves to be involved with the social and political context? For such questions, the hypothesis is launched that homeless people are (in)visible in their condition as subjects who carry and produce cultures, that is, as subjects who have knowledge and life histories and school trajectories (interrupted or denied). From a methodological point of view, we opted for studies focused on Daily Life (CERTEAU, 2019) and for the theoretical-methodological perspective Ecologia de Saberes (SANTOS, 2010), using the photographic record as a data collection instrument, whose "scenes" were chosen by the subjects themselves. The photographic images were taken in the neighborhoods of Jatiúca, Pajuçara, Pinheiro and Mangabeiras (these are territories that most prevail homeless people), which are located in the city of Maceió. The memories of life and school, forged in these images, brought evidence about the experiences (LARROSA, 1996) of these practitioners who (re)invent themselves in their narratives and, above all, in their daily lives, trying to give meaning to their existence that seems to be denied. by the other(s). That is why our research sought to give a voice to these people. For that, authors such as Certeau (2009), Santos (2010), Larrosa (1996), among others, were brought to the dialogue to articulate theoretical-methodological concepts and foundations that could support theoretical reflections about a theme that forces us to deal with the opposites.The results indicate that homeless people have a different life history and school trajectory, but they are (in)visible by an excluding society, especially by Western modernity, since they are subjects exposed to a condition of social and economic vulnerability. It was understood, therefore, from the photographic images and the dialogues, that these subjects seek, in a way, a "social justice" and, at the same time, a "cognitive justice" (SANTOS, 2010) since memories, by virtue of its subjective dimension, it plots and penetrates into/by reality through singular (re)actions and resistance, from its life and school journeys.
Palavras-chave: Pessoas em situação de rua
Cotidiano Escolar
Educação
Imagens Fotográficas
História de vida
Homeless people
School Daily Life
Education
Photographic
Narrative Memories
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Reinaldo Batista dos. A (in)visibilidade das pessoas em situação de rua: narrativas do cotidiano escolar e existências. 2023. 113 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10929
Data do documento: 25-nov-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A (in)visibilidade das pessoas em situação de rua_narrativas do cotidiano escolar e existências.pdf5.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.